Membro da Sociedade Joseleitos de Cristo, o padre Vicente Batista de Paiva (SJC) tomou posse na manhã de domingo (6) como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard. A celebração da missa que deu início à missão do sacerdote junto à comunidade foi presidida pelo Bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, às 11 horas, na matriz (Rua Nossa Senhora de Lourdes, 112 – Centro).
Ele explicou que a oferta para o novo trabalho foi feita pelo bispo diocesano à congregação dos Joseleitos de Cristo, que confirmou a sua indicação para o ofício de pároco da Nossa Senhora de Lourdes. “Abraço com alegria, acolhendo esta oferta como Dom de Deus”, afirmou o padre, completando: “Na dinâmica vocacional, sempre entendi que o chamado de Deus, na ordem da Graça, com suas mediações e mediadores, acontece em mão dupla: chamado e resposta”.
Sobre o serviço a ser realizado em Rafard, o padre destacou: “Não conheço o povo rafardense e eles também não me conhecem, mas no coração de Deus, no hoje da história, nos encontramos para somarmos no seguimento a Jesus Cristo, na jornada para o Céu. Teremos oportunidades, à luz da Palavra de Deus, na Igreja Sinodal, de estreitar e viver a comunhão, a unidade na missão. Queremos ouvir os anseios do povo, partilhar suas vidas, angústias e conquistas e, nas atitudes solidárias, partilhar nossos fardos encontrando Cirineu pelo caminho”
O padre agradeceu ao bispo Dom Devair pela oportunidade de expandir o carisma, a espiritualidade e a missão dos Joseleitos de Cristo na Diocese de Piracicaba. “Espero corresponder às expectativas. À minha congregação, espero ser fiel ao representá-los e, ao povo rafardense, faço o convite para somarmos na efetivação do Reino de Deus”, declarou.
TRAJETÓRIA
O padre Vicente Batista de Paiva (SJC) nasceu em 24 de abril de 1964 em Mercês de Água Limpa, município de São Tiago (MG), e é o décimo dos 12 filhos de Geraldo Ribeiro de Paiva e Ambrosina Olímpia de Paiva – ambos já falecidos.
Aos 20 anos de idade, padre Vicente ingressou no Seminário São José, pertencente à Sociedade Joseleitos de Cristo, congregação religiosa fundada pelo Servo de Deus padre José Gumercindo Santos, falecido em 1991 em Feira de Santana (BA), e que está em processo de beatificação.
Ordenado em 1992, no Santuário São João Bosco, padre Vicente completou 30 anos de ministério sacerdotal no dia 26 de janeiro de 2022. Nessas três décadas, já exerceu seu ministério em cidades do Estado de São Paulo como Lorena, Taubaté, Campos do Jordão e São Pedro, além de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.