A Paróquia e o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba, receberam na quarta-feira (2) o seu novo pároco e reitor, o padre Agnaldo Rogério dos Santos. A posse canônica, com celebração presidida pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, aconteceu às 19h30 na Igreja Matriz da comunidade (Rua Virgulino de Oliveira, 100 - Nova Piracicaba).
Mas ele ressalta o lado positivo da transferência: “Os desafios são sempre uma oportunidade de amadurecimento, de crescimento também”.
Para o padre Agnaldo, além do ofício de pároco, a função de reitor do santuário representa uma responsabilidade muito bonita. “Penso que a paróquia deve estar de portas abertas para todos os fiéis, mas o santuário é algo maior e deve estar aberto a todas as outras paróquias da Diocese. Aí está uma grande responsabilidade”, afirmou.
Sobre o que espera realizar na comunidade que assume em Piracicaba, declarou: “Espero corresponder às expectativas dos fiéis e principalmente realizar a vontade de Deus. Porque acreditamos que as mudanças são mais do que apenas a vontade do bispo ou do padre. Elas são, acima de tudo, a vontade de Deus que manifesta na decisão do bispo”.
BIOGRAFIA
Natural de Santa Fé do Sul (SP), padre Agnaldo nasceu em 16 de dezembro de 1973 e é filho de José Laurindo dos Santos e Neuza Nunes dos Santos. Foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1998 por Dom Eduardo Koaik, terceiro bispo da Diocese de Piracicaba.
Padre Agnaldo iniciou seu ministério como vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Santa Bárbara d’Oeste, em 1999. No ano seguinte, tornou-se administrador paroquial e, em 2002, pároco, ofício que desempenhou até o final de 2003. Em 2000, exerceu também o ofício de reitor do Seminário Filosófico “Papa São João XXIII”.
Foi reitor do Seminário Teológico “São José”, de 1º de fevereiro de 2004 a janeiro de 2010.
Em Piracicaba, foi administrador paroquial da Quase-paróquia Divino Pai Eterno e vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral). Foi membro do Conselho de Formação, Ordens e Ministérios, do Conselho Diocesano de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Também foi cerimoniário diocesano.
Em 2003, de 29 de junho a 25 de julho, participou do 25º Curso para Formadores da América Latina, promovido pelo CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano, realizado em Porto Príncipe, Haiti.
Em agosto de 2010, transferiu-se para Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde fez Mestrado em Teologia Dogmática. Retornou à diocese em julho de 2012. Foi vigário paroquial da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara d´Oeste, de agosto a dezembro de 2012. Em 2013 trabalhou como vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral), em Piracicaba. Em seguida, foi nomeado pároco da Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste.