Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Padre Willian Bento, novo coordenador diocesano de pastoral, destaca “compromisso com Evangelização”

Padre Willian Bento, novo coordenador diocesano de pastoral, destaca “compromisso com Evangelização”

Publicado em 26 de janeiro de 2022 - 16:40:58

Desde o dia 3 de janeiro de 2022, o padre Willian Bento é o novo coordenador de pastoral da Diocese de Piracicaba. Nomeado pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, o presbítero considera que o “risco do não comprometimento”, gerado pela cultura predominante nos dias de hoje, é o principal desafio para a pastoral da Igreja.

“O Evangelho é compromisso assumido, vivido e testemunhado. Neste sentido, a Pastoral da Igreja deve formar cristãos que, inseridos nesta cultura, assumam o compromisso cristão com a Evangelização”, afirmou (leia entrevista abaixo).

O padre Willian Bento permanece como pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Piracicaba, onde tomou posse em janeiro de 2019. Ele atuou como auditor do Tribunal Diocesano e nas pastorais dos Acólitos e Coroinhas e da Iniciação à Vida Cristã. Exerceu também ministério diaconal e foi vigário na Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba. 

Ele ocupa o ofício de coordenador diocesano de pastoral no lugar do padre Kleber Fernandes Danelon, que neste mês assume a paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste, além da coordenação da Escola de Teologia e da Escola Diaconal da Diocese.

 

Entrevista com padre Willian Bento

 

Em Foco - Quais são suas expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido como coordenador de pastoral?

Pe. Willian: O Coordenador de Pastoral tem a missão de acompanhar as atividades pastorais da Diocese. A Pastoral é o Reino de Deus em movimento. É a ação da Igreja no processo de Evangelização. Deste modo, quero dar minha contribuição para que nossa Diocese continue efetivamente esta missão que recebemos de Jesus.

 

Já é possível citar os desafios pastorais a serem superados? Quais seriam?

Pe. Willian: A Ação Pastoral da Igreja está inserida predominantemente na chamada “Cultura Urbana” e este é o maior desafio. Numa cultura onde tudo é muito volátil, corre-se o risco do não comprometimento. O Evangelho é compromisso assumido, vivido e testemunhado. Neste sentido, a Pastoral da Igreja deve formar cristãos que, inseridos nesta cultura, assumam o compromisso cristão com a Evangelização. Além disso, estamos nos preparando para o Sínodo dos Bispos que está acontecendo a nível Diocesano. Estamos no tempo de escuta de todo o Povo de Deus. A missão é reunir as respostas e em seguida dar o devido encaminhamento ao processo sinodal.

 

Há algum plano de trabalho ou projeto que o senhor pretende implementar como coordenador de pastoral?

Pe. Willian: De princípio, temos um norte para o trabalho: nosso Plano Diocesano de Pastoral, associado com as Diretrizes da Ação Evangelizadora, com o caminhar do Papa Francisco, que nos pede para sermos uma “Igreja em Saída” e também do nosso Bispo Diocesano Dom Devair que nos exorta a “não sermos insensíveis diante dos desafios e incertezas” (Carta Pastoral) de nosso tempo. Sou grato pela confiança de nosso Bispo e também a todos os padres que exerceram esta função em nossa Diocese. Deus nos conduz.
 
Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções