Durante a celebração do 3º Domingo do Tempo Comum (23 de janeiro), na Catedral de Piracicaba, o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, lembrou aos fiéis sobre a importância que deve ser dada à Palavra de Deus, principalmente durante as celebrações, com a assembleia reunida para ouvir o que dizem as Escrituras (assista abaixo à homilia completa).
A Liturgia da Palavra do domingo iniciou com destaque à alegria vivida pelo povo do Antigo Testamento que, após ser expulso de sua terra e ter o templo destruído, reencontrou antigos registros da Palavra de Deus que tinham se perdido com o tempo.
Já o Evangelho propôs a reflexão sobre a passagem em que o próprio Jesus Cristo proclama na sinagoga, em Nazaré, um texto do profeta Isaías que dizia: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar oprimidos e para proclamar um ano da graça ao Senhor". E após ler a Palavra, diante de todos, o Cristo anuncia: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir".
Em sua homilia, Dom Devair lembrou aos fiéis que acompanhavam a Santa Missa na Catedral e também pela TV Oração: "Irmãos, nós não estamos diante do Evangelho como se fosse uma historinha qualquer. Nós não estamos diante da palavra de Deus como se fosse algo que foi escrito no passado e que ficou perdido no tempo. Nós não estamos em busca das Escrituras para ter certezas históricas".
E continuou o bispo: "Trata-se da experiência vivida por homens e mulheres, uma experiência em que Deus foi falando com o povo. E nós fazemos parte deste povo com o qual Deus continua falando, continua ensinando. Deus continua nos alimentando com a Sua palavra".