Um grupo formado por três padres, sete seminaristas e um leigo consagrado foi enviado pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, para uma experiência missionária na Amazônia. Eles chegaram a Tabatinga (AM), na fronteira com a Colômbia, na última quarta-feira (5) e permanecerão em missão evangelizadora em território amazônico até 1º de fevereiro.
Além da evangelização, a missão inclui a realização de visitas e serviços às comunidades locais, formadas em grande parte por população indígena. Desde a chegada, os padres e seminaristas já realizaram missas, batizados, unção de enfermos, visitas a idosos e crianças, entre outras atividades junto às pessoas da região.
"Esta visita missionária tem vários objetivos: conhecer e estreitar os laços com a cultura do povo amazônico, formar uma consciência missionária nos seminaristas e padres e sobretudo vivenciar a fé com aqueles que vivem na miséria e na pobreza", explicou o padre Danilo Rubia Soares, que é reitor e professor do Seminário Propedêutico "Imaculada Conceição" e um dos integrantes do grupo.
O envio dos sacerdotes e seminaristas foi marcado por uma missa, em Piracicaba, no dia 29 de dezembro. A celebração foi presidida por Dom Devair na Paróquia Santa Catarina.
Neste ano de 2022, a Diocese de Piracicaba acolhe o Curso de Formação Missionária, da Escola de Missiologia da Sub-Região Pastoral Campinas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas on-line (acesse aqui a ficha de inscrição) ou presencialmente, na Cúria Diocesana, que fica na Avenida Independência, 1.146, em Piracicaba (clique aqui e saiba mais).
É possível conferir, nas redes sociais da Diocese de Piracicaba (links abaixo), o "Diário de uma missão", com várias fotos e informações sobre as atividades missionárias que os padres e seminaristas estão realizando na Amazônia.
Chegada ao Centro de Formação Frei Ciro, em Tabatinga (AM)
Primeira celebração dos missionários no local
Grupo esteve na comunidade Maria Izaltina; para chegar, é necessário cruzar fronteira com a Colômbia e depois retornar ao território brasileiro
Padre Danilo Rubia Soares com crianças de comunidade em território colombiano, na Amazônia
Sacerdotes e seminaristas visitaram as casas, celebraram missa e realizaram três batizados
Comunidade indígena Umariaçu I recebeu a visita dos padres e seminaristas da Diocese de Piracicaba
Visita aos idosos e unção dos enfermos em comunidade amazônica
Grupo celebrou em igreja humilde, de madeira, e também em Catedral durante mais um domingo de missão na Amazônia
Atividade missionária no bairro Ifam, em Tabatinga, além de brincadeiras com crianças da etnia indígena Cocama, missa e bênção na escola local