Notícias da Diocese

Claudio Henrique Furlan é ordenado padre da Diocese de Piracicaba

Publicado em 10 de dezembro de 2021 - 10:50:38

O diácono Claudio Henrique Furlan foi ordenado padre da Igreja Católica Apostólica Romana, pelo gesto sacramental de imposição das mãos e prece consecratória do bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, no domingo, 12 de dezembro de 2021. A solene celebração eucarística para ordenação presbiteral aconteceu na Catedral de Piracicaba, às 15 horas.

Filho único de Dorival Claudio Furlan e Vera Lucia Martinelli Furlan, Claudio Henrique Furlan tem 28 anos e é natural de Piracicaba. Ele foi ordenado diácono, também pela imposição das mãos de Dom Devair, no dia 1 de agosto de 2021, na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. Desde então, tem vivido o ministério diaconal no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres. A vivência do diaconato é uma das etapas que antecedem a ordenação para o exercício do sacerdócio.

Graça de Deus
Para Claudio, as fases da formação vocacional são oportunidades de perceber a mão de Deus no caminho de cada pessoa. “A Igreja é muito sábia quando demarca etapas a serem percorridas num caminho vocacional. Não só para os padres. Na vida religiosa, por exemplo, existem os votos simples, depois a renovação dos votos simples e, por fim, a profissão de fé dos votos perpétuos. No matrimônio também existem etapas. A Igreja propõe uma bênção para o noivado, acompanha o casal que almeja o matrimônio, depois vem a celebração do matrimônio e a vida após essa celebração. Na vida vocacional presbiteral, que é o meu caso, não é diferente. Também temos etapas. Nos oito anos de formação, celebramos a admissão às Ordens e também os ministérios de leitor e acólito. Agora, entendo que a ordenação ao presbitério é a Igreja confirmando o sim que o seminarista diz a Deus e à própria Igreja no início do processo vocacional”, explicou.

E acrescentou: “Para mim, esse momento é motivo de alegria e acima de tudo ação de graças a Deus porque a vocação é dom d’Ele que nos chama. Ela exige o nosso esforço de responder a essa vocação, mas é tudo pela graça do próprio Deus, que vai conduzindo os nossos caminhos. Quando olho para toda essa história vocacional de oito anos de formação, percebo que de fato é a mão de Deus que nos conduz”.

Lema
O lema escolhido pelo diácono Claudio para a ordenação e vida sacerdotal foi retirado do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mc 6,50). 

Ele explica o motivo: “Às vésperas da ordenação diaconal, fiquei um pouco temeroso por saber da grande responsabilidade que eu assumia perante a Igreja. Mas eu sentia Deus falando muito forte comigo para ter calma, afinal, foi Ele quem me chamou. Esse sentimento me acompanhou durante o ministério diaconal, ainda que breve. Confesso que, inicialmente, eu havia pensado em outro lema presbiteral, mas essa frase do Evangelho é dita por Cristo aos apóstolos que estão na barca em meio a uma tempestade. A Igreja é essa barca. E mesmo estando nela, podemos ter medos, dificuldades, mas Cristo então se revela e mostra que está sempre conosco. Eu acolhi essa revelação de Deus, de que não há o que temer. Temores e dificuldades existem, mas é preciso sempre recordar que Cristo está conosco e não há motivos para se ter medo”.

 

Para assistir à íntegra da celebração e ordenação, acesse aqui

 

Crédito das fotos: Lucas Bertazzoni

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções