Há 80 anos, no dia 7 de dezembro de 1941, era lançada em Piracicaba, pelo frei Evaristo de Santa Úrsula, a pedra fundamental para a construção da Capela São Francisco de Assis, que por muito tempo foi conhecida como a Igreja do Lar Franciscano de Menores. Na manhã desta terça-feira (7), a santa missa presidida pelo padre Kleber Fernandes Danelon foi celebrada na intenção desta data especial.
Inaugurada solenemente em 25 de outubro de 1953 por Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo de Piracicaba, a igreja é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac) e tem sobre sua torre o pináculo proveniente da antiga Matriz de Santo Antônio. Em sua parte interna, a parede do presbitério tem uma pintura de São Francisco de Assis e Santa Clara junto a alguns animais em um jardim – obra das artistas piracicabanas Adalgiza Vaz Rímoli e Lídia Madeira.
A história da Capela São Francisco “está ligada à fundação do Lar Franciscano de Menores, em Piracicaba, pelo frei Luiz de Santiago”, recorda da Revista Jubileu, elaborada em comemoração aos 75 anos da Diocese de Piracicaba. Em 1941, o frei Evaristo de Santa Úrsula lança a pedra fundamental da capela “com a finalidade de oferecer aos meninos internos do Lar Franciscano um local para oração, reflexão e orientação espiritual”, acrescenta a publicação.
Nesta terça-feira (7), Padre Kleber Fernandes Danelon presidiu santa missa na intensão da data especial