Nesta quinta-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue e nesta época do ano também cresce a preocupação com os estoques do Hemonúcleo de Piracicaba, já que, com o período de Festas, férias e viagens, cai o volume de doações.
Os estoques de sangue precisam estar abastecidos para garantir a realização transfusões, cirurgias de médio e grande porte ou tratamentos de doenças hematológicas. Sabendo da importância das doações, grupos da Igreja Católica têm se mobilizado em campanhas em prol do Hemonúcleo.
Uma das iniciativas é do Cursilho de Cristandade do Brasil, que faz um trabalho de conscientização para garantir que o maior número possível de pessoas doe sangue nesta época do ano. Neste sábado (27), como parte dessa ação, o grupo estará no Hemonúcleo e levará bolo, sucos, pão de mel e bexigas, além de lembrancinhas, para agradecer àqueles que fizerem doação de sangue.
O grupo de jovens Wifi Criste, da Paróquia Santa Catarina, que fica no bairro Nova América, em Piracicaba, também está mobilizado com a Semana Jovem de Doação de Sangue.
A campanha do grupo jovem terá seu foco entre os dias 6 e 10 de dezembro. Os interessados em contribuir poderão comparecer, das 7h30 às 13 horas, no Hemonúcleo de Piracicaba (Rua Silva Jardim, 1.700 – dentro do complexo da Santa Casa).
Foto: LuAnn Hunt / Unsplash