A Solenidade de Todos os Santos, celebrada nas missas do último domingo (7), “nos coloca diante de uma proposta de vida cristã”, disse o bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, durante celebração das 10h30, transmitida ao vivo da Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba (assista à íntegra abaixo).
Durante a homilia sobre o Sermão da Montanha, trecho da Bíblia também conhecido como “Bem-aventuranças” e narrado em Mateus 5,1-12a, Dom Devair fez uma reflexão sobre a busca pela santidade a que todos os fiéis em Cristo são convidados, e indagou: “Afinal, quem são os bem-aventurados?”.
Continuando, o bispo respondeu: “Os bem-aventurados são os pais de família que, com o suor do seu rosto, buscam criar suas famílias com dignidade, com trabalho, às vezes sofrendo com desemprego, mas sem perder a fé, que educam os filhos nos princípios retos, numa consciência reta, no caminho da verdade. Os pais que buscam dar aos filhos o que eles necessitam, e não simplesmente o que querem.
“Os bem-aventurados são todos que trabalham, homens e mulheres, que ajudam na construção de um mundo mais justo, mas que às vezes são injustiçados com salários baixos, que são desprezados, esquecidos ou contados apenas como um número de desempregados, mas que ainda assim buscam uma maneira honesta, justa, para criar os filhos.
“Os bem-aventurados são também os empresários que, honestamente, trabalham e trabalhando dão empregos a outras pessoas e ajudam também na construção deste mundo. São ainda os políticos honestos, porque existem políticos honestos, que ajudam a fazer leis que favorecem os mais pobres, que levam a uma igualdade, e que pensam antes de tudo no bem comum. E fazem isso com esforço e honestidade.
“São bem-aventurados também estudantes e cientistas que buscam, de maneira justa e honesta, soluções para os problemas de nossa vida. É por isso que podemos dizer que a santidade não é uma coisa distante, mas é uma realidade muito presente no nosso meio”, afirmou ou bispo.
Ao finalizar a homilia, Dom Devair acrescentou: “Cabe a todos nós saber se estamos buscando a vida de santidade, fazendo as escolhas que nos mantém no caminho da santidade. Sejamos todos santos buscando imitar a Deus, pois só Ele é plenamente santo”.