Catedral de Piracicaba (Foto: Paulo Gomes)
A missa das 18h30 neste domingo (31), na Catedral de Piracicaba, teve um toque especial. Presidida pelo Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, a celebração eucarística contou com o grupo de canto gregoriano Schola Cantorum Sancte Michæl Archangele.
O grupo de Piracicaba é filiado à Associação Internacional de Estudos em Canto Gregoriano (AISCGre), com sede na Itália. Diretor artístico e fundador do grupo, Antonio Pessotti explica que os integrantes fazem a parte musical nas missas dos quintos domingos desde 2014. O Schola Cantorum Sancte Michæl Archangele surgiu em 2007 e completará 15 anos em 2022.
“Já cantamos em apresentações corais, em celebrações ecumênicas, em rito extraordinário, em apresentações acadêmicas em universidades também”, lembrou Pessotti. Veja ao final deste texto qual será o repertório da missa deste domingo na Catedral (clique aqui para acessar o folheto adaptado com as traduções).
EVANGELHO
A Liturgia da Palavra do 31º Domingo do Tempo Comum propõe a reflexão sobre o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Marcos (Mc 12,28b-34), mais precisamente, sobre o diálogo entre um mestre da lei e Jesus.
No relato bíblico, o mestre da lei questiona sobre qual é o primeiro de todos os mandamentos. Eis que o Cristo responde: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
Entrada: Ne Derelinquas Me
Ato Penitencial: Kyrie VIII (De Angelis)
Hino de Louvor: Gloria VIII (De Angelis)
Refrão Meditativo: Audite (a capela)
Salmo do dia
Aleluia
Profissão de Fé: Credo III (se houver)
Ofertório: Benedic Anima Mea Domino
Santo: Sanctus VIII (De Angelis)
Doxologia
Cordeiro: Agnus Dei VIII
Comunhão: Anima Christi (Frisina)
Recolhimento das ofertas: De mãos estendidas
Final: Salve Regina