Uma parceria entre a Diocese de Piracicaba e o Centro de Ensino Grau Técnico permitirá que ações comunitárias, com treinamentos em primeiros socorros e outras iniciativas preventivas de saúde em geral, possam ser realizadas nas paróquias ou outros espaços da Igreja, já a partir de 2021.
Nas paróquias, além desses mesmos serviços, em datas e horários que não interfiram nas celebrações religiosas, poderão ser realizados treinamentos em primeiros socorros, simulados ou outras ações preventivas na área da saúde, sempre com apoio da instituição de ensino, que conta com cerca de 600 alunos atualmente e oferece cursos técnicos em enfermagem, radiologia e administração.
O coordenador de saúde da Grau Técnico, João Rogério de Oliveira, explicou que, para as ações comunitárias nas paróquias, a intenção é promover atividades com apelo mais teatral. “O objetivo é tornar os conteúdos mais acessíveis ao público em geral, evitando que as pessoas percam o interesse pelo assunto no meio de uma exposição sobre algo importante”, disse.
A programação para atividades nas paróquias será definida junto aos párocos de cada comunidade interessada, conforme explicou o coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.
A parceria com a Diocese teve aval do bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, e foi articulada com auxílio do gabinete do vereador Paulo Camolesi.