Foto: Greice Marcia Santos (Pascom Paróquia São Francisco Xavier)
Foi realizada na tarde de domingo (17 de outubro), na Catedral de Piracicaba, a Santa Missa de abertura da fase diocesana (2021-2022) do Sínodo dos Bispos, que foi convocado pelo Papa Francisco e está previsto para ocorrer em 2023. A etapa da Igreja local, que abrange 15 municípios da região e vai até abril de 2022, tem objetivo de consultar o Povo de Deus, promovendo a “escuta” do maior número possível de batizados.
A celebração de abertura, presidida pelo Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, contou com a participação do Bispo emérito Dom Fernando Mason, de todo clero, autoridades, representantes de diversas pastorais diocesanas e demais fiéis que acompanharam a cerimônia presencialmente ou pela transmissão, ao vivo, da TV Oração.
"Guiados pelo Espirito Santo e ouvindo a Palavra de Deus, a Igreja quer escutar as necessidades e as dores dos homens e mulheres de hoje para entender como dar às pessoas a melhor resposta nestes tempos, a melhor resposta que é sempre Nosso Senhor Jesus Cristo", destacou Dom Devair durante a Santa Missa (confira a homilia abaixo).
O coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon, explicou que, neste início da fase diocesana do Sínodo, será divulgado um questionário que poderá ser respondido pelos fiéis e, por meio dele, pretende-se identificar os anseios do povo de Deus em todo território da Diocese de Piracicaba.
As contribuições das comunidades locais serão organizadas em documento a ser enviado para as etapas seguintes do processo sinodal: a fase nacional, a continental e, por fim, a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, em Roma.
Confira mais fotos da celebração no Facebook ou Instagram da Diocese de Piracicaba