Notícias da Diocese

Missa na Catedral abre percurso para Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco

Publicado em 13 de outubro de 2021 - 11:48:24

“Fase diocesana”, que vai até abril de 2022, reunirá contribuições de fiéis para assembleia que ocorrerá em Roma (Foto: Felipe Barreto)

O Bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, realiza neste domingo (17), a partir das 15 horas, a celebração de abertura da “fase diocesana” do Sínodo dos Bispos, que foi convocado pelo Papa Francisco. O percurso sinodal se dará em etapas e, neste primeiro período, que vai até abril de 2022, o objetivo é consultar o Povo de Deus, promovendo a “escuta” do maior número possível de batizados.

As contribuições das comunidades presentes nas 15 cidades do território diocesano farão parte da documentação a ser enviada às etapas seguintes do processo sinodal: as fases nacional, continental e, por fim, a fase da Igreja Universal, com a realização da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, em Roma.

Para facilitar a participação dos fiéis, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos elaborou um documento preparatório, além de um questionário e o Vademecum” (um tipo de manual oficial) com as propostas para a realização das consultas. Com as orientações do Vaticano e demais instruções específicas da Diocese, as paróquias deverão colocar em prática a escuta das comunidades. 

O padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral, foi nomeado pelo Bispo Dom Devair como responsável para dinamizar todo processo diocesano e articulá-lo junto à Equipe Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Após o encerramento, em abril de 2022, da fase diocesana, explica padre Kleber, “a Diocese enviará as suas contribuições à CNBB para o início da fase nacional, com os bispos reunidos em Assembleia Geral e essa, por sua vez, enviará à Secretaria Geral do Sínodo, que elaborará o ‘Instrumentum Laboris’ para a fase continental (setembro de 2022 a março de 2023) com os passos seguintes até a fase da Igreja Universal, em Roma”, detalha o sacerdote. 

AO VIVO
A Santa Missa de abertura da fase diocesana do Sínodo terá transmissão ao vivo pelo site e YouTube da TV Oração (tvoracao.com.br). A cerimônia contará também com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Conforme orientação do Bispo Dom Devair, cada paróquia e quase-paróquia deverá se fazer presente à celebração por meio de uma delegação de cinco pessoas, representando o Conselho de Pastoral Paroquial ou outros fiéis.

Em Foco - Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções