Ao pregar sobre trecho do Evangelho segundo São Marcos (Mc 10,2-16), na missa do domingo (3), o Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, disse: "A dureza de coração é aquilo que nos impede de amar a Deus. E se não conseguimos amara a Deus, não somos capazes de amar o outro" (ouça a homilia completa no vídeo abaixo).
Dom Devair afirmou ainda que "se engana quem pensa que o matrimônio é simplesmente uma relação entre duas pessoas" porque "quando Deus não está presente, é impossível o matrimônio". Mas o bispo ressaltou também que isso não se aplica somente ao casamento.
"Se não é por Deus, se não é em Deus, não existe amor verdadeiro. [...]. Quando há dureza de coração, qualquer coisa serve para ficar no lugar de Deus. Não é por acaso que existe em nosso tempo tanta idolatria. Não é por acaso que no nosso tempo o poder e o dinheiro prevalecem sobre a pessoa. A exploração do outro, a violência... Tudo isso é consequência de uma única coisa: não amar a Deus. A dureza do nosso coração está aí", disse.