Nesta segunda-feira (27), a Igreja celebra a memória de São Vicente de Paulo, também conhecido como "apóstolo da caridade" e que, no seguimento fiel ao Cristo, tornou-se inspiração para os trabalhos de atenção aos pobres da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Por isso, a Diocese de Piracicaba saúda todos os voluntários vicentinos e vicentinas atuantes no território diocesano, nas conferências dos conselhos Central e Central Norte de Piracicaba e Central de Rio Claro.
"Nesta data festiva da comunidade vicentina, com toda a Igreja, damos graças a Deus pelo carisma deste "apóstolo da caridade" que está sempre vivo no meio de nós através do serviço voluntário realizado pela SSVP através dos Vicentinos e Vicentinas", destaca carta enviada pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon, aos três conselhos.
A correspondência cita também trecho dos escritos do próprio São Vicente de Paulo: "Deve-se preferir o serviço dos pobres a tudo o mais e prestá-lo sem demora. Se na hora da oração for necessário dar remédios ou auxílio a algum pobre, ide tranquilos, oferecendo a Deus esta ação como se estivésseis em oração". Principalmente neste período de pandemia do coronavírus, o trabalho da SSVP foi fundamental para centenas de famílias atendidas e acompanhadas pela SSVP na Diocese.
A primeira-dama de Piracicaba e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Andréa Almeida, também homenageou São Vicente de Paulo, enviando uma mensagem de vídeo para parabenizar os vicentinos (confira abaixo).
Papa Francisco
Pelas redes sociais, citando São Vicente de Paulo, o Papa Francisco também incentivou os fiéis a fazerem o bem aos mais necessitados. "O exemplo de #SãoVicentedePaolo nos encoraja a dar espaço e tempo aos pobres, a fazer nossos seus pensamentos e suas dificuldades, porque um cristianismo sem contato com os que sofrem é desencarnado, incapaz de tocar a carne de Cristo", escreveu o Santo Padre.
O exemplo de #SãoVicentedePaolo nos encoraja a dar espaço e tempo aos pobres, a fazer nossos seus pensamentos e suas dificuldades, porque um cristianismo sem contato com os que sofrem é desencarnado, incapaz de tocar a carne de Cristo.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) September 27, 2021