Durante a homilia da missa do domingo (26), na Catedral de Piracicaba, o Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, explicou que todo o poder que é conferido por Deus aos homens deve ser usado para o bem comum. No mesmo sentido, também ao falar dos ensinamentos de Jesus presentes nas leituras bíblicas da celebração, destacou que a escolha por Cristo deve ser firme e “moldar” as atitudes cotidianas (assista ao vídeo abaixo).
Dom Devair recordou, aos que estavam presentes na Catedral e aos fiéis que acompanhavam a missa pela internet, que Liturgia da Palavra do 26º Domingo do Tempo Comum dava sequência ao Evangelho segundo São Marcos, que no domingo anterior abordava a lógica do Reino (veja aqui).
“Existe uma escolha da parte de Deus, uma eleição da parte de Deus. O poder é partilhado para o bem do povo e para o serviço”, afirmou o Bispo, referindo-se à 1ª Leitura (Nm 11,25-29) e ao Evangelho do dia (Mc 9,38-43.45.47-48).
Em seguida, continuou: “A Palavra também nos mostra que é preciso fazer uma escolha clara. Para o Reino de Deus não serve algo mais ou menos, não serve o morno. Ou é uma opção clara e essa opção nos molda, ou não serve. Não serve uma fachada de cristianismo. Não serve uma fachada de respeito a Deus, se não fazemos de fato por amor a Deus. Se não é o amor que movimenta nossas atitudes, o serviço se torna somente [uma busca pelo] poder.”
“Esta é a verdade do Evangelho: se não se convertem os corações das pessoas, não se convertem as estruturas. Não se muda a sociedade se, antes, a Palavra de Deus não toca o nosso coração e não nos faz arrancar nossa maldade pela raiz. Um tempo novo começa pela transformação do que está próximo de nós mesmos”, frisou.
E sobre os trechos em que o Evangelho diz, de forma simbólica, que é preciso decepar a mão ou arrancar o olho que leva a pecar. O Bispo esclarece: “A Palavra de Jesus não é [incentivo à] mutilação do corpo, mas é para uma mudança de mentalidade, para uma conversão profunda. Façamos nós também aquelas escolhas que nos levam à comunhão com Deus”.