Dom Eduardo Koaik durante celebração na Catedral de Piracicaba
Seguindo tradição da Igreja Católica, a Diocese de Piracicaba lembra nesta quarta-feira (25) o aniversário de nove anos do falecimento de Dom Eduardo Koaik (1926-2012), terceiro Bispo Diocesano e o último a falecer enquanto residia na Diocese.
Nesta data, o clero, religiosos e fiéis são convidados a rezar, nas intenções da Liturgia das Horas e da Santa Missa, pela alma de Dom Eduardo, que governou a Igreja Particular de 1980 a 2002. Na Sé Catedral de Piracicaba, segundo o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, intenções das missas das 8 e das 12 horas desta quarta serão dedicadas a Dom Eduardo.
Diz o Cerimonial dos Bispos, no número 1168: “Por venerável tradição, comemora-se também todos os anos o aniversário de falecimento do último Bispo, a não ser que tenha sido transferido para outra Diocese. [...] Aconselhem-se os fiéis e sobretudo os sacerdotes a que se lembrem diante do Senhor dos seus prelados que lhes pregaram a Palavra de Deus”.
Dom Eduardo solicitou a renúncia do ofício quando completou 75 anos de idade, conforme prevê o Código de Direito Canônico (Cân. 401). O pedido foi aceito pelo Papa João Paulo II em maio de 2002. Como Bispo Emérito, ele seguiu como Administrador Diocesano até a chegada de seu sucessor, Dom Moacyr José Vitti, em julho de 2002.
Mesmo após o término do ministério episcopal, Dom Eduardo continuou a morar no bairro São Dimas e atuava como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. Ele faleceu em 25 de agosto de 2012 em Piracicaba e seu corpo foi sepultado na Sé Catedral de Santo Antônio.
Dom Eduardo Koaik com Papa João Paulo II
Fotos: Arquivo / Diocese de Piracicaba