O Parque da Ressurreição completa 50 anos de fundação neste mês de agosto. Fundado em 1971, o cemitério e memorial estilo “jardim” de Piracicaba foi um dos primeiros do tipo fora das capitais no Brasil, tendo sido inaugurado apenas seis anos após a instalação do Cemitério da Paz, em São Paulo, o primeiro dessa natureza no país.
Em meio a uma série de obras de revitalização, iniciadas há cerca de um ano, o Parque da Ressurreição (ou simplesmente “Parque”, como é carinhosamente conhecido por muitos piracicabanos) chega renovado ao seu Jubileu de Ouro e mantendo o propósito de ser um espaço “voltado para a vida”.
O local teve área externa e fachada revitalizadas. Também foram construídas mais duas salas de velório, totalizando seis agora. Já estão em andamento os trabalhos de pavimentação de todas as ruas internas do campo-santo, além da revitalização dos jardins, praça central, entre outras áreas.
O padre Marcelo Sales, administrador do complexo, informa que, além de todas as obras concluídas ou em andamento, há planos para a reforma das outras quatro salas de velório que já existiam no local. “São ações para confortar sobretudo os vivos, que merecem um lugar digno na hora de se despedir de um ente querido e de fazer suas orações pelos que partem”, afirma o sacerdote.
ESTRUTURA
O memorial e cemitério-jardim Parque da Ressurreição é uma instituição da Diocese de Piracicaba e conta com uma capela onde são realizadas missas diárias, de segunda a sexta-feira, às 7 horas, além de possuir um ambiente lúdico para crianças, estacionamento externo para cerca de 120 veículos e estrutura física disponível 24 horas.
Com cerca de 70% dos jazigos ocupados, o cemitério passou por ampliação e conta com unidades disponíveis para sepultamento, além de espaços que podem ser alugados como ossário ou para a colocação de cinzas (columbário). As famílias interessadas em sepultar seus entes no Parque da Ressurreição podem entrar em contato pelo telefone (19) 3426-4877 ou fazer uma visita pessoalmente à Avenida Luciano Guidotti, 1.754, no Jardim Caxambu.
MISSA JUBILAR
Para comemorar os 50 anos da instituição, uma Missa Solene Campal foi celebrada no cemitério no Dia dos Pais (8 de agosto), às 10 horas. A cerimônia foi presidida pelo Bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, que também é o presidente da Comunidade Religiosa do Cemitério Parque da Ressurreição. Colaboram ainda na administração o Vigário-geral da Diocese, Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, e todos os membros do Conselho Diocesano de Presbíteros.
Durante o Dia dos Pais houve distribuição de pipoca e algodão doce para as pessoas que visitaram o cemitério, principalmente as crianças.
Área externa e fachada revitalizadas
Novas salas de velório
Espaços para ossário e colocação das cinzas (columbário)
Capela para realização das celebrações
Novo pavimento das ruas internas