Notícias da Diocese

Diocese de Piracicaba terá dois novos diáconos ordenados por Dom Devair

Publicado em 29 de julho de 2021 - 11:01:33

Seminaristas Claudio Henrique Furlan (de preto) e Luis Gustavo Marques da Silva com a imagem de Nossa Senhora das Vocações

Os seminaristas Claudio Henrique Furlan e Luis Gustavo Marques da Silva serão ordenados diáconos pelo Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, nos dias 1º e 8 de agosto. Claudio e Luis Gustavo estão trilhando o caminho para o sacerdócio. O serviço do diaconato é uma das etapas que precedem a ordenação dos candidatos a padre.

A Santa Missa com rito de ordenação diaconal de Claudio será neste domingo (1), a partir das 15 horas, na Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. A celebração contará com transmissão, ao vivo, pela TV Oração no YouTube (acesse aqui o link para assistir) e Facebook da Diocese.

Já Luis Gustavo receberá o mesmo gesto sacramental de imposição das mãos de Dom Devair no domingo seguinte, 8 de agosto (Dia dos Pais), às 15 horas, na Paróquia São José, também em Piracicaba. Haverá transmissão da cerimônia pelas redes sociais da paróquia (acesse aqui) e da Diocese.

Caminhadas
Luis Gustavo Marques da Silva tem 33 anos e é natural de Piracicaba. Ele conta que, durante a infância e adolescência, nunca tinha pensado que um dia seguiria a caminhada vocacional. “Tinha uma vida como a maioria dos jovens da minha idade: trabalhava, saía e namorava”, lembra. Um dia, um amigo que tinha a intenção de ser padre convidou Luis para participar de um Encontro Vocacional da Diocese de Piracicaba.

Com o tempo e alguns encontros depois, Luis sentiu qual poderia ser sua vocação e decidiu atender ao chamado de Deus, entrando para o seminário, enquanto o amigo que o convidou para “ver como eram” os encontros entendeu que deveria seguir outra direção. “Nada é por acaso, nem coincidência. Tudo é sinal de Deus”, afirma o seminarista, que escolheu para sua ordenação diaconal o seguinte lema: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).

Claudio Henrique Furlan tem 28 anos e também é natural de Piracicaba. Ele concorda que a ação divina está sempre presente. “Deus vai conduzindo tudo e cada um experimenta e reage do seu jeito”. Claudio conta que sempre atuou na igreja como coroinha e acólito, teve muito contato com Dom Eduardo Koaik (3º Bispo de Piracicaba que faleceu em 2012) e, nesse período, já cogitava a possibilidade de responder à vocação presbiteral, tanto é que frequentou os encontros vocacionais diocesanos nos anos de 2009 e 2010, porém ainda faltava a firme decisão e coragem de abraçar o chamado.

“Quando me perguntavam, eu dizia que não era para mim, que eu queria fazer faculdade. De fato, eu fiz vestibular e entrei na Universidade Federal de São Carlos. Cursei dois anos de Ciências da Computação, mas continuava participando de alguma forma na paróquia e nunca abandonei a possibilidade de ingressar no seminário. Minha intenção era poder oferecer meu conhecimento à Igreja, ajudando-a pelo viés da computação. Um dia, porém, cheguei à conclusão de que Deus não precisa de padres que fazem programas de computador, mas sim de padres que se dediquem à Igreja, às pessoas. Foi quando decidi sair da universidade e retomar a caminhada na vocação presbiteral”, conta Claudio. O lema escolhido por ele para a ordenação diaconal é: “O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18).

DOIS NOVOS PADRES
Além dos novos diáconos, a Diocese de Piracicaba passará a contar com novos padres em agosto. Aramis Bastos da Silva, de 34 anos, e Henrique Dionisio Assi, de 29, que também passaram pelo diaconato, receberão a ordenação presbiteral no dia 15, a partir das 15 horas, na Sé Catedral de Piracicaba (Paróquia Santo Antônio), no Centro da cidade. A Santa Missa com rito de ordenação dos dois novos padres será presidida pelo Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca e terá transmissão, ao vivo, pelas redes sociais da Diocese de Piracicaba e canal da TV Oração no YouTube. Aramis, de 34 anos, e Henrique, de 29, foram ordenados diáconos pela imposição das mãos de Dom Devair em abril e maio deste ano, respectivamente.

Diáconos Aramis e Henrique serão ordenados padres no dia 15 de agosto

Em Foco - Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções