O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em janeiro, é comemorado pela Igreja Católica no mundo inteiro neste domingo (25). É a primeira vez que os católicos celebram a data, que deverá ser lambrada todos os anos a partir de agora, como convoca do Santo Padre.
Em razão da nova data especial, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida divulgou uma série de recomendações e sugestões para auxiliar as atividades celebrativas. As orientações podem ser acatadas nas paróquias também da Diocese de Piracicaba, assim como em todo mundo (confira abaixo os materias com as ações que podem ser realizadas e assista ao vídeo da Oração com o Papa).
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos ocorre no contexto do Ano Família Amoris Laetitia, vivido pela Igreja Católica de março de 2021 a 26 de junho de 2022.
Também como parte da vivência desta data especial, o Papa estabeleceu que, quem participar das comemorações poderá receber indulgências plenárias, que na tradição católica são a expressão da misericórdia de Deus ante os pecados cometidos pelos fiéis.
As indulgências serão concedidas também aos que visitarem, de forma presencial ou virtual, idosos necessitados ou em dificuldade. Podem consegui-las ainda idosos, doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave, mas que se unirem espiritualmente à vivência e à reflexão proposta com a data (seja pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação).
Todos os atos, porém, precisam ser acompanhados da confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa Francisco. Podendo ser observadas até 15 dias após o Dia dos Avós, essas são as condições que, em geral, estão relacionadas à concessão de indulgências na Igreja Católica, estando elas também intimamente vinculadas à total renúncia dos pecados.
BAIXE OS MATERIAIS