Notícias da Diocese

“Confiando em Deus, tudo faz sentido”, ressalta Dom Devair

Publicado em 19 de julho de 2021 - 14:12:05

O Evangelho deste domingo (18), o 16º do Tempo Comum, relata a ocasião em que os discípulos tinham retornado de uma missão e Cristo os convida para um momento de descanso em lugar deserto, mas, chegando ao local do repouso, o grupo se depara com uma multidão que sabia onde Ele e os discípulos estariam. Jesus então olha para aquelas tantas pessoas, sente compaixão delas “porque eram como ovelhas sem pastor” e passa a ensinar-lhes muitas coisas (Mc 6,30-34).

Na Santa Missa que presidiu na Catedral de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca encerrou sua homilia sobre essa passagem bíblica com a seguinte conclusão: “Confiando em Deus, que caminha conosco, tudo faz sentido” (assista à homilia completa abaixo).

O Bispo Diocesano disse que, como no Evangelho, o cansaço tem motivações diferentes. “Podemos estar cansados por ter trabalhado bastante, ter feito um bom trabalho”, mas também “por estarmos buscando insistentemente coisas erradas, que não fazem sentido”.

“Os discípulos são enviados por Jesus às cidades para anunciar, cuidar dos doentes, sarar feridas. Eles realizam o trabalho e voltam. Jesus olha para eles e sabe que estão cansados pois fizeram um bom trabalho e, por isso, os chama para um descanso, não para ficar sem fazer nada, mas para um momento de oração”, explica Dom Devair.

As pessoas que chega ao local do repouso antes mesmo de Jesus e os discípulos também está cansada, destaca o Bispo. “A multidão está sedenta de uma palavra que dê sentido à vida. As pessoas vão em busca de Jesus porque Ele tem uma palavra capaz de dar sentido”.

“Jesus olha para a multidão, que está cansada, e o Evangelho diz que eram como ovelhas sem pastor. Porque tudo o que ouviam antes não era suficiente. Mas é importante lembrar que a palavra de Jesus chama à conversão. Não é uma palavra boazinha, legal, que desculpa todos os pecados. Ao contrário, é preciso começar uma vida nova, com outra direção.”

Conforme Dom Devair, isso acontece atualmente de forma muito semelhante. “A pandemia tem nos cansado bastante, mas por que estamos tão cansados? Será que é só do trabalho? Será que estamos buscando as coisas certas? Será que queremos a ajuda de jesus para as coisas certas? Ou buscamos um tipo de auto ajuda para sermos coniventes com os nossos próprios pensamentos, para aceitar as nossas vontades sem nenhum questionamento? Será que estamos cansados pelo motivo certo? Será que estamos buscando Jesus como a multidão, cansada do que não encontrou, mas que sabia onde procurar? Será que estamos buscando esse Jesus que nos dirige e nos ensina? Esse que vai conosco pelo caminho, um caminho que tem pedras, dificuldades, mas que nos leva à Cruz e à nossa Salvação?”, refletiu o Bispo.

E completou: “Se estamos cansados, às vezes, é porque estamos buscando errado, escutando errado e fazendo obstinadamente a nossa própria vontade. Isso nos cansa! O que Deus espera de mim, na minha família e em todas as realidades em que estou inserido? A Eucaristia para nós é um descanso. Recebemos a Palavra que nos dá sentido à vida, a Eucaristia que nos sustenta para os desafios de semana em semana. A semana tem problemas, dificuldades obstáculos, mas confiando em Deus, que caminha conosco, tudo faz sentido.”

Em Foco - Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções