O Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, celebrou na manhã do domingo (11) a missa de sétimo dia do padre Marcelo Roberto Bellato, que faleceu na última segunda-feira (5) em decorrência da covid-19. O sacerdote tinha 48 anos e exercia a função de pároco na Paróquia São José de Tupi, em Piracicaba, onde ocorreu a celebração.
Filho de Roberto Bellato e Carolina Aparecida de Godoy Bellato, padre Marcelo nasceu em 1972, recebeu a ordenação diaconal em agosto de 1997 e foi ordenado sacerdote em dezembro daquele mesmo ano.
O sepultamento aconteceu na última segunda-feira. Devido à causa da morte, não foi realizado velório, apenas o Rito Exequial com participação restrita de padres, diáconos e familiares próximos.
Atuação
Desde janeiro de 2018 na comunidade de Tupi, padre Marcelo Bellato também foi professor da Escola de Formação para Agentes de Pastoral (Cefae), em Santa Bárbara d’Oeste, e responsável pelo atendimento sacerdotal no Hospital Unimed de Piracicaba.
Ele iniciou seu ministério como vigário-paroquial da Paróquia Bom Jesus, em Rio Claro, cidade onde também assumiu como administrador a Paróquia Espírito Santo, ambas no final da década de 1990.
Também em Rio Claro, tornou-se pároco da São José Operário em fevereiro de 2001. Dois anos depois, em fevereiro de 2003, assumiu a Paróquia Menino Jesus de Praga, em Piracicaba, na qual permaneceu até janeiro de 2013. Em seguida, foi pároco na Imaculada Conceição, em Águas de São Pedro, até julho de 2014.
Após um período afastado para tratamento de saúde, em janeiro de 2018, padre Marcelo Bellato foi nomeado pároco da São José de Tupi.
Fotos: Amanda e Glauce / Pascom Paróquia São José de Tupi