Na primeira semana de recesso do nosso seminário diocesano, aconteceu o 2º FORMISE, momento formativo e missionário para os seminaristas, que contou com a participação de nossos seminaristas das etapas do discipulado (filosofia) e da configuração (teologia).
O FORMISE é um encontro de aprofundamento na formação e conscientização missionária entre aqueles que vivem o processo de formação presbiteral, ou seja, nossos seminaristas. Esse encontro formativo é promovido pelo COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), que é um organismo, propriamente constituído por seminaristas, dentro dos seminários diocesanos e religiosos, possuindo como finalidade a formação de uma consciência evangelizadora atualizada, dentro de uma espiritualidade propriamente missionária, para enfrentar os desafios da missão universal da Igreja.
Neste ano, a segunda edição do FORMISE aconteceu de maneira on-line, em virtude da atual condição, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, por meio de plataforma digital. Esse encontro formativo é promovido pelo COMISE do Regional Sul 1 da CNBB, mas essa edição do encontro foi organizada juntamente com o Regional Leste 2, e contou com a participação dos demais regionais e suas respectivas dioceses do território brasileiro.
O encontro desse ano teve como tema: “A missionariedade no mundo atual”. No primeiro dia, a reflexão foi dirigida por Dom Edmilson Amador Caetano OCist, bispo de Guarulhos e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, que refletiu a missão na contemporaneidade a partir dos fundamentos das diretrizes da ação evangelizadora no Brasil. O segundo dia contou com a participação de Dom Luiz Fernando Lisboa C.P., Bispo de Cachoeiro de Itapemirim – ES e grande ícone da missão Ad-gentes além-fronteiras, que refletiu sobre a missionariedade no mundo da pós-verdade. Por fim, o último momento formativo contou com a participação do padre Sérgio Baldin S.D.B., que abordou a temática da missionariedade dentro do paradigma estético.
Que esses dias de formação evangelizadora possam contribuir para uma conscientização e, sobretudo, uma ação missionária dos nossos seminaristas da Diocese de Piracicaba, afim de que possamos todos, dentro da nossa realidade diocesana e seus desafios, corresponder aos apelos do mundo atual a partir de uma ação evangelizadora de presença, anúncio, responsabilidade e exercício da justiça, além de dar grandes passos no andamento do nosso COMISE diocesano.
Miguel Camargo
Seminarista do 1º ano de Teologia
COMISE da Diocese de Piracicaba