Notícias da Diocese

Óbolo de São Pedro: Doações de fiéis irão ajudar obras de caridade do Papa Francisco

Publicado em 2 de julho de 2021 - 13:28:10

Tradição católica, coleta ocorre uma vez por ano e financia ações humanitárias no mundo inteiro (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

 

As ofertas realizadas nas missas vespertinas do sábado (3) e durante todo domingo (4), em todas as igrejas da Diocese de Piracicaba, serão destinadas a obras de caridade do Papa Francisco. Neste fim de semana, celebra-se no Brasil a Solenidade de São Pedro e Paulo e é comemorado também o Dia do Papa, sucessor do apóstolo Pedro. Por isso, ocorrerá nas celebrações o chamado “Óbolo de São Pedro”, que é a arrecadação de recursos que os fiéis oferecem em apoio à missão de Francisco e suas ações humanitárias espalhadas pelo mundo.

Em geral, nos outros dias do ano, as contribuições dos católicos ajudam a manter as igrejas e as obras de caridade locais, como a doação de mais de 9 toneladas de alimentos e 1.370 agasalhos realizada nas paróquias da Diocese de Piracicaba em junho. Mas o óbolo – que significa esmola – para auxiliar nas ações do Papa é uma tradição católica e ocorre uma vez por ano.

Em países como a Itália, a Solenidade de São Pedro e São Paulo e também a coleta aconteceram no final de junho. No Brasil, porém, por determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), elas ocorrem neste fim de semana não só nas igrejas, mas em oratórios, mosteiros, conventos e colégios, com pregações e orações que ressaltam o respeito e a obediência ao pontífice.

O Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, explica que todo valor coletado é repassado para a CNBB, que em seguida faz a destinação para o Vaticano. “São valores importantes que todas as dioceses enviam e que ajudam o Papa a ajudar muitas pessoas com diferentes obras de caridade em todo mundo e também no nosso país”, lembrou.

Um exemplo de ação que já recebeu apoio de Francisco no Brasil é o barco-hospital que leva o nome do pontífice e atende comunidades ribeirinhas no Rio Amazonas desde 2019. No ano passado, já em meio à pandemia de covid-19, o Papa destinou recursos que foram revertidos em cestas básica e kits de higiene distribuídos pela embarcação no Estado do Pará.

 

Pessoas durante atendimento no Barco-Hospital Papa Francisco, no Pará (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

 

O próprio projeto do barco-hospital nasceu de um impulso de Francisco, que pediu para que a os religiosos da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus estivessem mais presentes na Amazônia.

Para se ter uma ideia do alcance das ações realizadas pela Santa Sé, somente no final de junho, a Fundação “Populorum Progressio” informou que foi aprovado o financiamento de 132 projetos em 23 países só da América Latina e do Caribe, num gesto de caridade do Papa e de solidariedade da Igreja.

O drama vivido em muitos lugares em razão da covid-19 não foi ignorado por Francisco. Também no mês passado, o Vaticano informou que o pontífice enviou 38 ventiladores e material médico-sanitário para nove países em crise por causa da pandemia. As doações foram enviadas às Nunciaturas Apostólicas (representações da Santa Sé em cada país) do Brasil, Colômbia, Argentina, Chile e Bolívia, além de Índia, África do Sul, Síria e Papua Nova Guiné.

Fotos: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

 

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções