Dom Devair: “Tenhamos coragem, Deus está conosco nesta travessia”
Publicado em 21 de junho de 2021 - 10:03:11
A Liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum, celebrado neste 20 de junho, propõe a reflexão sobre a passagem do Evangelho em que Jesus acalma a forte tempestade que atingia a barca na qual os discípulos atravessavam o mar da Galileia (Mc 4,35-41). Cristo estava no mesmo barco, mas “dormia” em meio à tormenta quando seus seguidores o acordaram, clamando por socorro.
Durante a homilia da missa celebrada às 10h30 na Catedral de Santo Antônio, o Bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, referindo-se aos tempos e desafios atuais, resumiu desta forma a mensagem do Evangelho: “Tenhamos coragem, Deus está conosco nesta travessia”.
O Bispo destacou que o medo é “uma das experiências mais humanas e comuns entre nós”, pois as pessoas têm medo, em geral, de tudo que ameaça a vida e que foge ao controle humano.
A fé, por sua vez, lembrou Dom Devair, é como o próprio Cristo ensinou, como um grão de mostarda. “Toda semente tem dentro de si uma grande força. A fé é um dom que recebemos, mas ela também precisa ser plantada em nossos corações, cuidada e, assim, crescerá”.
“Esse tempo que estamos vivendo, o tempo de pandemia, é assim. Estamos no meio do mar, numa barca que balança e, às vezes, começa a fazer água. Estamos numa busca pelo outro lado. Não temos todas as respostas, mas estamos em busca do lugar seguro. Porque isto também é outra coisa que todo mundo busca: segurança”, disse o Bispo.
E acrescentou: “O tempo de pandemia nos tirou a segurança que a gente achava que tinha. Segurança de saber tudo, de achar que podemos enfrentar tudo, de que controlamos tudo. Vimos que nós não controlamos nada. Por isso estamos com medo”.
Como os discípulos que viram Jesus “calmo” enquanto o barco era atingido pela tempestade no Evangelho, explicou Dom Devair, às vezes, pensamos que Deus não está escutando nossas orações, não está nem olhando a nossa realidade, nossos sofrimentos.
“Mas a palavra de Jesus acalma a tempestade para que os discípulos possam fazer a travessia. É nesse encontro com Jesus que as nossas tempestades vão se acalmar. É nessa relação com Deus, que nossa vida faz sentido. Jesus nos dá o norte e a segurança para que o barco continue sua travessia. Temos que ser lembrados disso sempre”, afirmou.
E concluiu: “Tenhamos coragem. Nesta travessia, não estamos sozinhos. Deus está conosco. Não está em silêncio, não está dormindo. Nós é que precisamos encontrar a maneira correta de dialogar com Deus”.
Dom Devair tem celebrado missas na Catedral de Piracicaba aos domingos, às 10h30. As celebrações contam com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Piracicaba e canal da TV Oração no YouTube.