A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro, completou 80 anos de criação neste domingo (20). A Missa Solene em comemoração às Bodas de Carvalho aconteceu na própria Igreja Matriz, às 19 horas, e teve transmissão ao vivo pela TV Oração -- assista abaixo.
Criada em 20 de junho de 1941, por Dom Francisco de Campos Barreto, Bispo de Campinas na época, após desmembramento do território da Paróquia São João Batista, a Nossa Senhora Aparecida foi a segunda paróquia de Rio Claro e recebeu esse nome devido à devoção dos moradores do antigo Bairro do Quilombo, que hoje se chama Vila Aparecida.
Antes da construção da atual Igreja Matriz, duas capelas foram construídas pelos próprios operários do bairro, pois havia ativa participação da comunidade.
O primeiro pároco foi o padre Paulo Pastana Schmidt, que tomou posse no dia 18 de janeiro de 1942 e realizou um intenso trabalho de organização e estruturação da nova paróquia. Coube a ele a construção da atual Igreja Matriz, que substituiu a antiga capela. As obras tiveram início em 1947 e encerraram em meados de meados de 1954. A construção foi possível devido à ampla participação dos paroquianos. Padre Paulo permaneceu à frente da paróquia até seu falecimento, em 1962, quando a paróquia já pertencia à Diocese de Piracicaba (a alteração de território diocesano ocorreu em 1958).
No dia 21 de junho de 2008, ocorreu a Dedicação da Igreja Matriz, em Celebração presidida pelo então Bispo de Piracicaba, Dom Fernando Mason (hoje Bispo Emérito), e concelebrada pelo pároco da época, padre Adalton Roberto Demarchi. O pároco atual, padre Renato Luís Andreatto, está à frente da paróquia desde 6 de fevereiro de 2016. Atualmente, além da Igreja Matriz, na Vila Aparecida, compreende a paróquia as capelas: Nossa Senhora das Graças (Vila Nova) e Nossa Senhora da Glória (Jardim Ipê).