Notícias da Diocese

Bispo faz orientação para celebrações do Dia de Santo Antônio

Publicado em 8 de junho de 2021 - 11:14:11

Imagem de Santo Antônio na Catedral de Piracicaba

No próximo domingo (13), é celebrado o Dia de Santo Antônio (padroeiro da Diocese, do município de Piracicaba e da Catedral da cidade). A data coincide com a celebração do 11º Domingo do Tempo comum no calendário católico e, por isso, o Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca autorizou que as paróquias das 15 cidades do território diocesano celebrem o Dia de Santo Antônio como “Festa litúrgica”. Nas paróquias e capelas “dedicadas” ao padroeiro, no entanto, as celebrações poderão ocorrer como “Solenidade”.

Isso significa que, nos templos católicos que levam o nome de Santo Antônio, como a Catedral de Piracicaba, a Capela Santo Antônio (Campestrinho), ou ainda a Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara d’Oeste, poderão ter Missas Solenes do padroeiro, com leituras bíblicas e orações próprias, tanto no sábado (12) quanto no domingo (13). 

As Solenidades são as celebrações de grau mais alto e reservadas aos principais mistérios da fé e também às comemorações solenes relacionadas à vida e ao patrocínio de santos. Já as Festas litúrgicas estão logo em seguida em grau de importância e também celebram santos, seus testemunhos em Cristo, sua dedicação ao próximo e à fé em Jesus.

A Catedral de Piracicaba terá Missa Solene de Santo Antônio presidida por Dom Devair, no domingo, às 10h. Todos os integrantes do clero que puderem foram convidados a participar da concelebração. 

Além da Santa Missa presidida por Dom Devair, haverá uma programação com um total de oito celebrações na paróquia. No sábado, as missas serão às 16h e às 18h. Já no domingo, as solenidades serão às 6h, 8h, 10h (com o Bispo), às 12h, às 16h e às 18h.

Ao final de todas as celebrações na Catedral haverá a tradicional bênção dos pães (cada fiel deve levar seu pãozinho). No domingo será realizada a entrega dos pedaços do também tradicional bolo de Santo Antônio, das 6 às 12 horas, no Salão Social da paróquia (Rua Boa Morte, 1.004), aos fiéis que adquiriram com antecedência. Mais informações pelo telefone (19) 3422-8489 ou WhatsApp (19) 98959-4912.
 
Créditos:

Foto: Divulgação/Paróquia Santo Antônio - Catedral de Piracicaba
Em Foco - Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções