Imagem de Santo Antônio na Catedral de Piracicaba
No próximo domingo (13), é celebrado o Dia de Santo Antônio (padroeiro da Diocese, do município de Piracicaba e da Catedral da cidade). A data coincide com a celebração do 11º Domingo do Tempo comum no calendário católico e, por isso, o Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca autorizou que as paróquias das 15 cidades do território diocesano celebrem o Dia de Santo Antônio como “Festa litúrgica”. Nas paróquias e capelas “dedicadas” ao padroeiro, no entanto, as celebrações poderão ocorrer como “Solenidade”.
Isso significa que, nos templos católicos que levam o nome de Santo Antônio, como a Catedral de Piracicaba, a Capela Santo Antônio (Campestrinho), ou ainda a Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara d’Oeste, poderão ter Missas Solenes do padroeiro, com leituras bíblicas e orações próprias, tanto no sábado (12) quanto no domingo (13).
As Solenidades são as celebrações de grau mais alto e reservadas aos principais mistérios da fé e também às comemorações solenes relacionadas à vida e ao patrocínio de santos. Já as Festas litúrgicas estão logo em seguida em grau de importância e também celebram santos, seus testemunhos em Cristo, sua dedicação ao próximo e à fé em Jesus.
A Catedral de Piracicaba terá Missa Solene de Santo Antônio presidida por Dom Devair, no domingo, às 10h. Todos os integrantes do clero que puderem foram convidados a participar da concelebração.
Além da Santa Missa presidida por Dom Devair, haverá uma programação com um total de oito celebrações na paróquia. No sábado, as missas serão às 16h e às 18h. Já no domingo, as solenidades serão às 6h, 8h, 10h (com o Bispo), às 12h, às 16h e às 18h.