A Trezena de Santo Antônio, série de orações e práticas litúrgicas realizadas durante 13 dias consecutivos, tem início nesta segunda-feira (31) na Paróquia Santo Antônio - Sé Catedral de Piracicaba. As celebrações fazem parte das festividades dedicadas ao padroeiro da cidade e antecedem a Solenidade do domingo, 13 de junho, Dia de Santo Antônio.
Até o sábado (12 de junho), os fiéis católicos realizam orações diariamente em diferentes horários (confira a programação completa abaixo), e haverá também as missas festivas a Santo Antônio, às 16h e às 18h, já com a tradicional bênção dos pães.
No domingo (13), dia do padroeiro, serão realizadas seis missas de Solenidade a Santo Antônio, às 6h, às 8h, às 10h, às 12h, às 16h e às 18 horas. Em todas as celebrações haverá a bênção dos pães.
A realização das oito missas (duas no sábado e seis no domingo), todas com a tradicional bênção de pães, tem como objetivo dividir a quantidade de fiéis em cada cerimônia, respeitando assim o limite de pessoas em cada uma delas. Neste ano de pandemia, cada fiel deverá levar os seus próprios pãezinhos para abençoa-los.
BOLO DE SANTO ÂNTONIO
Também para evitar aglomerações no Dia de Santo Antônio de Pádua, a Catedral está realizando a venda antecipada do tradicional Bolo de Santo Antônio. Os pedaços com aproximadamente 700 gramas custam R$ 25 cada e devem ser comprados no balcão de atendimento da Catedral, de terça-feira a domingo, das 7h30 às 12 horas. Já a entrega das porções adquiridas previamente ocorrerá em 13 de junho, das 6 às 12 horas, no Salão Social da paróquia (Rua Boa Morte, 1.004 – Centro).
O bolo do santo casamenteiro é confeitado anualmente por voluntários, tem recheio de goiabada e pesa em média 1.500 quilos no total. Neste ano, cerca de 20 pessoas vão ajudar na preparação, que começa na véspera do dia do padroeiro.