Notícias da Diocese

“Fé cristã supõe a comunidade reunida”, enfatiza bispo de Piracicaba

Publicado em 24 de maio de 2021 - 11:10:17

 

O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, enfatizou na manhã de domingo (23), durante a Santa Missa da Solenidade de Pentecostes, que a fé cristã se vive com a comunidade reunida, “mesmo quando o medo impera”. As celebrações presididas pelo bispo diocesano ocorrem aos domingos, na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, e têm transmissão ao vivo pela TV Oração (acesse aqui) e pela página da Diocese de Piracicaba no Facebook (acesse neste link).

Na homilia, Dom Devair destacou ainda mais dois aspectos importantes que as leituras bíblicas da Solenidade de Pentecostes apontam: a unidade do Espírito Santo, que anima a Igreja a sair para fazer o anúncio do Evangelho; e a diversidade dos dons que são frutos do Espírito e que devem ser usados para promover a união e a vida, conforme a vontade de Deus.

Sobre a relação entre a vivência da fé cristã e necessidade de reunião da comunidade, o bispo voltou a lembrar que “vivemos em tempo de pandemia” e que isso exige cuidados como o distanciamento, o número reduzido de pessoas nas missas e a adoção de medidas como a transmissão das missas pela internet para que mais pessoas possam ouvir a Palavra de Deus. "São recursos bons, necessários neste momento”, disse.

Ele ressaltou, no entanto, que a fé cristã não é vivida no isolamento, no individualismo. “Não é uma fé que se vive na separação. Ela supõe a comunidade reunida porque o Ressuscitado se coloca no meio dos discípulos, a portas fechadas, mesmo quando não há mais esperança humana e o medo impera (...). É preciso que a comunidade esteja reunida, junta, para ouvir a Palavra de Deus e se alimentar do corpo e do sangue de Cristo”, enfatizou.

O Papa Francisco, recordou Dom Devair, tem reforçado essa orientação. “Não podemos correr o risco de começar a viver uma fé de maneira distante, de maneira virtual. Não é isso a comunidade cristã. Não é isso que alimenta a fé cristã”, afirmou o bispo de Piracicaba.

Unidade

O segundo aspecto da liturgia da Solenidade de Pentecostes destacada por Dom Devair foi o da unidade do Espírito Santo. “O Espírito é a fonte de todos os dons e carismas, ele concentra toda a graça de Deus e vem para animar a Igreja. Os discípulos que estavam fechados, com medo, saem pelas portas e saem para fazer o anúncio. E é interessante que o anúncio que eles fazem, embora seja na língua deles, que eles compreendem, cada um escuta segundo a sua maneira. Não escutam de maneiras diversas, mas escutam a mesma Palavra porque isso é graça, é dom do Espírito”.

“O Espírito impulsiona a Igreja a não ficar fechada em si mesma. Nós precisamos cada vez mais nos abrir para esse dom do Espírito. Porque com o tempo pode ser que toda a Igreja vá se acomodando. Por isso o Papa Francisco, mais uma vez, nos chamava a ser uma Igreja em saída. Essa Igreja em saída do Evangelho que, cheia do Espírito Santo, repleta dos dons do Espírito, não se conforma em ficar fechada, mas ela sai porque tem uma boa notícia. Não é uma palavra de convencimento, é um testemunho a dar no meio do mundo. É uma palavra que contagia, que se espalha. As pessoas percebem a alegria vem do Espírito, que é o Senhor dos carismas e que espalha essa graça.”

Diversidade

Ao falar da diversidade como dom do Espírito Santo, Dom Devair lembrou que existe atualmente algo que é muito complexo de se explicar quando se trata de diversidade. “Pensamos na diversidade cultural, que é fruto da razão humana, das muitas vontades, das muitas interpretações e, mais do que isso, é fruto das falsas verdades. Essa diversidade não provoca união, não provoca vida, mas provoca confusão e separação. Não é dessa diversidade que estamos falando”, disse.

E continuou: “A diversidade que vem do Espírito de Deus é dom, é graça de Deus. Esses dons não são dados para nosso gozo pessoal, para o que nos convêm pessoalmente, para fazer a nossa vontade, mas para fazer a vontade de Deus. Para que a graça de Deus se espalhe. É dessa diversidade que o Espírito é senhor. A celebração de Pentecostes nos coloca no início da Igreja, naquele momento primeiro, do nascimento da Igreja. Uma Igreja que passa do medo para a alegria, do fechamento para a saída, da escuta para a pregação, mas não só pelas palavras, mas uma pregação pelo testemunho e pela vida”.

“Esta é a Igreja fundada por Jesus Cristo, animada pelo Espírito Santo. É desta Igreja que nós fazemos parte. Não de qualquer outra coisa criada pela razão humana. É desta Igreja viva que escuta com sinceridade a Palavra de Deus, que se alimenta constantemente do corpo e do sangue de Cristo na Eucaristia, é dela que fazemos parte e que somos chamados a testemunhar no mundo, com alegria do Espírito. Que nós sejamos neste mundo, tão marcado pela confusão, que nós sejamos testemunhas da diversidade do Espírito, da graça de Deus, do amor de Deus. Neste mundo de tantas pessoas sem esperanças, sejamos nós hoje estes discípulos que saem para compartilhar, para anunciar a vida nova em Cristo”, finalizou Dom Devair.

 

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções