A também tradicional bênção dos pães ocorrerá em oito missas (Foto: Paulo Gomes)
Para evitar aglomerações no Dia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Piracicaba (SP), a Catedral da cidade está realizando a venda antecipada do tradicional Bolo de Santo Antônio, que é carinhosamente lembrado na devoção popular como “santo casamenteiro”, além de ser comumente invocado por fiéis que precisam encontrar objetos perdidos.
Os pedaços com aproximadamente 700 gramas custam R$ 25 cada e devem ser comprados no balcão de atendimento da Catedral, de terça-feira a domingo, das 7h30 às 12 horas. Já a entrega das porções adquiridas previamente ocorrerá no Dia de Santo Antônio (13 de junho), das 6 às 12 horas, no Salão Social da paróquia (Rua Boa Morte, 1.004 – Centro).
Em Piracicaba, o bolo do santo casamenteiro é confeitado anualmente por voluntários, tem recheio de goiabada e pesa em média 1.500 quilos no total. Neste ano, cerca de 20 pessoas vão ajudar na preparação, que começa na véspera do Dia do Padroeiro.
O pároco da Catedral, padre Ronaldo Francisco Aguarelli, informou que o objetivo é vender cerca de dois mil pedaços antecipadamente para evitar aglomerações. Por isso, a retirada das porções deverá ser feita pelos fiéis de maneira rápida – pegar e levar –, respeitando protocolos de segurança, como uso de máscara, distanciamento mínimo e higienização das mãos com álcool.
Arrecadação
Os recursos arrecadados com a venda do bolo serão destinados para o custeio das atividades da Paróquia de Santo Antônio e, consequentemente, darão condições para manutenção de obras de evangelização e caridade realizadas pela Igreja.
“Existe também a tradição, até folclórica, de chamar Santo Antônio de ‘o santo casamenteiro’. Há relatos de pessoas que adquiriram um pedaço do bolo, pediram a interseção de Santo Antônio e conseguiram arrumar o ou a pretendente. Então, quem comprar estará ajudando a Igreja, vai comer um delicioso bolo e poderá contar com uma força muito grande do santo, caso também queira se casar”, disse padre Ronaldo.
Bolo de Santo Antônio é preparado por voluntários na véspera do Dia do Padroeiro (Foto: Arquivo/Diocese de Piracicaba)
Bênção dos pães
Outra tradição no Dia de Santo Antônio em Piracicaba é a bênção dos pães nas missas. Neste ano, para respeitar o limite máximo de fiéis nas celebrações e seguir todos os protocolos sanitários, serão realizadas oito missas em homenagem ao padroeiro. Em todas elas haverá a tradicional bênção dos pães.Neste ano de pandemia, porém, cada fiel deverá levar os seus pãezinhos.
“Não podemos manipular os pães por questão de segurança, por isso pedimos que as pessoas levem os seus, seja um, dois ou quantos quiserem levar”, comentou o padre. É importante que os devotos mantenham o alimento em uma embalagem durante a celebração.
As missas serão no sábado (12), às 16h e às 18 horas, e no domingo (13), às 6h, às 8h, às 10h, às 12h, às 16h e às 18 horas.
Trezena
Antes da solenidade que ocorre no domingo, os fiéis realizam também, de 31 de maio a 12 de junho, a Trezena de Santo Antônio, com atividades diárias em diferentes horários (programação completa abaixo).