Nesta segunda-feira, 26, Dom Devair Araújo da Fonseca completa 100 dias à frente da Diocese de Piracicaba.
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 nesse período, o sexto bispo diocesano de Piracicaba, vem buscando manter proximidade às pessoas, seja nas visitas ao clero e fiéis das paróquias das diversas regiões pastorais ou nas visitas aos poderes executivo e legislativo dos municípios que compõem a diocese ou na utilização das redes sociais da diocese.
Na última semana do mês de janeiro, Dom Devair se reuniu com o clero das sete regiões pastorais. E no dia 22 de fevereiro iniciou as visitas às paróquias da diocese, cuja programação consta de reunião com o pároco e celebração eucarística. Nesses 100 dias, o bispo diocesano visitou 30 paróquias e oito prefeituras municipais. Também ministrou o sacramento da Crisma em algumas paróquias.
Sensibilizado com as consequências econômicas e sociais geradas pelo coronavírus, Dom Devair lançou uma Campanha de Solidariedade iniciada no Domingo de Páscoa e encerrada no Domingo da Misericórdia, convidando todas as paróquias para doação de alimentos não perecíveis como um gesto concreto da Quaresma. O bispo conheceu o trabalho do projeto solidário Exército de Formiguinhas, que distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade em comunidades carentes de Piracicaba. Também visitou a UTI do Hospital Unimed, em Piracicaba, que atende pacientes com Covid-19, confortando e abençoando os doentes e profissionais da saúde.
Para melhor atender as necessidades administrativas da Cúria diocesana, Dom Devair realizou nomeações para a Chancelaria e para o Tribunal Diocesano. O bispo diocesano, também anexou a Capelania São Francisco de Assis à Paróquia Santa Catarina, em Piracicaba. Assim, a comunidade passou a pertencer a uma família paroquial, com pároco, vigário paroquial e diácono.
A pedido de Dom Devair foi realizada uma revisão da Comissão Diocesana que tem por objetivo a aplicação dos protocolos e medidas de prevenção contra abusos sexuais de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade, e de abuso de autoridade para a prática de delitos contra o 6º Mandamento do Decálogo. A comissão agora passa a ser formada por clérigos, religiosos e leigos, preferencialmente peritos em Direito Canônico, Direito Civil e Penal, Psicologia, Assistência Social e Pastoral, como está orientado no Motu Proprio.
Por ocasião do Ano Especial dedicado a São José convocado pelo Papa Francisco através da Carta apostólica “Patris corde”, o bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca lançou sua primeira Carta Pastoral no dia 19 de março, festa litúrgica de São José.
VOCAÇÕES – Dom Devair instituiu no ministério de acólito os seminaristas Cláudio Henrique Furlan e Luis Gustavo Marques da Silva, do quarto ano de teologia. Como incentivo ao trabalho vocacional realizado na diocese, aprovou o funcionamento do Centro Vocacional “Maria Mãe das Vocações” no prédio da Cúria diocesana. E no domingo, 25 de abril, ocorreu a primeira ordenação diaconal. Pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, o seminarista Aramis Bastos da Silva, foi ordenado diácono.
Visita de Dom Devair à Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Rio Claro, no dia 22 de abril
A Prefeitura Municipal de Rio das Pedras também recebeu a visita de Dom Devair em 8 de abril
Projeto solidário Exército de Formiguinhas
UTI do Hospital Unimed, em Piracicaba
Crisma na Paróquia Imaculada Conceição, em Águas de São Pedro, no dia 23 de abril
Ordenação diaconal de Aramis Bastos da Silva, no domingo, 25 de abril