Uma das fundadoras da Pastoral da Criança na Diocese de Piracicaba, Maria Berchmans Canto (dona Bergue) e suas filhas, Maria Elena e Maria Teresa receberam hoje, dia 7, em sua residência, a visita do bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca.
Criada há 34 anos na Diocese de Piracicaba, por iniciativa do terceiro bispo diocesano Dom Eduardo Koaik, do casal Antonio Ferraz do Canto e Maria Berchmans Canto (dona Bergue) e a assistente social Maria Elizabeth Papini Nardin, a Pastoral da Criança já salvou centenas de milhares de vida com sua atuação.
História – Criada oficialmente em 8 de abril de 1987, a Pastoral da Criança nasceu pequenina, na Paróquia São Francisco Xavier, nas comunidades Jardim Glória e Jardim das Flores, onde foram capacitadas as primeiras líderes comunitárias. No dia 4 de julho de 1987, na Capela Cristo Operário, no Jardim das Flores, Dom Eduardo presidiu a celebração da missa e entregou o certificado de conclusão do curso de capacitação a 18 líderes comunitárias, iniciando assim a caminhada.
No mês de setembro do mesmo ano, a Pastoral da Criança foi implantada em Santa Bárbara d´Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e na Capela Curada (hoje Paróquia) São Sebastião, e também em Rio Claro e Capivari, sendo que no final de 1987, já estava presente em 24 paróquias da diocese, com 255 líderes capacitados atuando em 24 comunidades, no atendimento de 3.409 crianças de zero a seis anos e 180 gestantes.
Com 34 anos de caminhada, a Pastoral da Criança da Diocese de Piracicaba está presente em 11 dos 15 municípios que compõem a diocese, no total de 50 paróquias, atingindo 149 comunidades. São 555 líderes atuantes e capacitados, 270 apoiadores que acompanham 4.346 crianças de zero a seis anos, 126 gestantes e 3.742 famílias.