A Missa Solene e Posse Canônica de Dom Devair Araújo da Fonseca como 6º Bispo Diocesano de Piracicaba acontecerá na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, neste sábado, dia 16 de janeiro, às 9h.
Em atenção aos altos índices da Covid-19 e às novas orientações do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura do Município de Piracicaba, a Diocese de Piracicaba comunica que a participação na celebração da Missa e Posse Canônica, diferentemente do que foi orientado nestes últimos dias, será restrita unicamente aos bispos, presbíteros, seminaristas, religiosas, autoridades do município de Piracicaba, que confirmaram presença, e uma pequena representação dos leigos.
O arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer estará presente e demais bispos do Regional Sul-1 da CNBB (dioceses e arquidioceses do estado de São Paulo).
Os fiéis das 69 paróquias dos 15 municípios que compõem a Diocese poderão acompanhar a transmissão ao vivo da celebração pelas redes sociais da diocese (Facebook eYouTube) e na página inicial do site da diocese, a partir das 9h; e pela REDEVIDA de televisão (a partir do início da missa, às 9h30).
A Diocese pede compreensão aos diáconos permanentes e irmãos religiosos, bem como às delegações paroquiais e diocesanas (pastorais, movimentos e associações), pois infelizmente não poderá atender a todos que estavam credenciados.
NOMEAÇÃO - Em 21 de janeiro de 2020, Dom Fernando completou 75 anos, atingindo a idade na qual a Igreja pede que um bispo apresente renúncia, conforme o Código de Direito Canônico. Assim, no dia 11 de novembro, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia e constituiu Dom Fernando Mason Administrador Apostólico da Diocese de Piracicaba, e também nomeou Dom Devair Araújo da Fonseca, até então, bispo titular de Uzali e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo como bispo da Diocese de Piracicaba.
Na sucessão episcopal da Igreja Particular de Piracicaba, Dom Devair torna-se o 6º Bispo da Diocese de Piracicaba. São seus antecessores: Dom Ernesto de Paula (1945-1960); Dom Aníger Francisco de Maria Melillo (1960-1984); Dom Eduardo Koaik (1980-2002); Dom Moacyr José Vitti (2002-2004) e Dom Fernando Mason (2005-2020).
Dom Devair Araújo da Fonseca
Dom Devair Araújo da Fonseca nasceu em 1 de fevereiro de 1968 em Franca (SP), filho de Jadir Araújo da Fonseca e Ivanilde Eugenia da Conceição.
Cursou Filosofia no “Instituto Agostiniano de Filosofia”, em Franca (1992-1994) e Teologia no “Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto”, em Ribeirão Preto (SP) (1995-1998). Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1998 na Paróquia “São Sebastião”, em Franca (SP). É Mestre em Teologia Dogmática pela “Pontifícia Universidade Gregoriana” em Roma (2000-2002). Participou do Curso de especialização para Formadores nos Seminários, na “Faculdade Dehoniana de Taubaté”, em Taubaté (SP) (2007-2008).
Ao longo de sua atuação como padre, foi capelão do Carmelo Santa Teresa e Beata Miriam, em Franca (SP); vigário paroquial nas paróquias Santana, Menino Jesus e São Benedito, em Franca (SP); pároco na Paróquia São Crispim, em Franca (SP) e pároco na Paróquia São José, em Orlândia (SP). Também foi reitor do Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Patrocínio” (2007-2011 e 2013) e vice-reitor do Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Carmo” (2004-2006). Desempenhou ainda a função de assessor da Escola de Teologia “São João Batista”, da Escola Diaconal “Santo Efrém”, da Escola “Hallel” e do Boletim Diocesano. Foi vigário forâneo da Forania “Santa Gianna” e Coordenador Diocesano de Pastoral (2011-2014). Exerceu também os cargos de presidente e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, no Estado de São Paulo (OSIB Sul-1/CNBB). Atuou nos cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina para Formadores, de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação e do Encontro de formação missionária para seminaristas.
Dom Devair foi nomeado bispo titular de Uzali e auxiliar para a arquidiocese de São Paulo pelo Papa Francisco, em 10 de dezembro de 2014, e ordenado em Franca (SP), no dia 1 fevereiro 2015, pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Como bispo auxiliar de São Paulo, desenvolveu seu ministério como Vigário Episcopal da Região Brasilândia. Também foi Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação.
No dia 11 de novembro de 2020 foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Piracicaba.