No próximo dia 21 de janeiro, Dom Fernando Mason, OFMConv, administrador apostólico da Diocese de Piracicaba completará 76 anos de idade.
Para celebrar a data, acontecerá hoje, 14 de janeiro, missa em ação de graças pela vida, vocação e missão de Dom Fernando. A celebração será na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, às 20h, com transmissão pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube). Devido à pandemia da Covid-19, cada paróquia será representada por cinco pessoas e as equipes diocesanas (pastorais, movimentos e associações) por uma pessoa.
Nascido aos 21 de janeiro de 1945, em Loreggia, região de Pádua, no norte da Itália, Dom Fernando é o oitavo de nove filhos do casal Florindo Mason e Ângela Piccolo Mason. Batizado em 28 de janeiro, recebeu o nome de Ernesto Ferdinando Mason. Mais tarde, ao tornar-se frade, adotou o nome de Fernando.
Dom Fernando é franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Abraçando a ordem de São Francisco de Assis, optou por ser missionário e isso se concretizou ao deixar a terra natal, vindo para o Brasil em 1972, onde exerceu diversos serviços em diferentes cidades de São Paulo e do Paraná. Foi o primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP). Em 25 de maio de 2005, foi nomeado bispo de Piracicaba, pelo Papa Emérito Bento XVI. Sua posse canônica ocorreu no dia 24 de julho, em solene celebração na Sé Catedral de Santo Antônio, onde tomou posse como 5º bispo da Diocese de Piracicaba. Seu lema episcopal é “Seguir Cristo feito obediente”.
Em janeiro de 2020, Dom Fernando completou 75 anos, atingindo a idade na qual a Igreja pede que um bispo apresente renúncia, conforme o Código de Direito Canônico. Assim, no dia 11 de novembro, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia e constituiu Dom Fernando Mason Administrador Apostólico da Diocese de Piracicaba até a posse do seu sucessor, o bispo nomeado, Dom Devair Araújo da Fonseca.