No próximo dia 14 de fevereiro celebraremos a Quarta-feira de Cinzas e com ela o início do Tempo Quaresmal. A Igreja pede que a Quaresma seja um tempo de jejum, oração, penitência e conversão. Também é neste tempo que somos chamados a renunciar ao pecado individual e combater o pecado social.
Dentro deste contexto, desde 1964, a Igreja Católica no Brasil, motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por meio da Campanha da Fraternidade, nos ajuda a vivermos melhor este tempo de conversão.
Este ano o tema abordado pela CF é muito atual e faz parte do nosso dia a dia. Tendo como tema “Fraternidade e superação da violência”, e lema “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade 2018 convida todos os cristãos a refletir sobre a construção de uma sociedade mais fraterna, “promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”, como salienta o texto-base da CF produzido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Visando levar a cultura de paz e a superação da violência em todas as suas dimensões na diocese, a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade iniciou no último dia 24 de janeiro a formação de agentes nas Regiões Pastorais. Encontros já foram realizados nas regiões São Pedro, Capivari, Rio Claro e Santa Bárbara.
Para quem ainda não participou da formação, ainda haverá mais três encontros de formação nas seguintes regiões: Piracicaba 3, dia 6 de fevereiro, na Paróquia São Pedro; Piracicaba 2, dia 7, na Paróquia Santa Catarina e Piracicaba 1, dia 8 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral. Todos os encontros acontecem às 20h.
Os encontros estão sendo coordenados pela Equipe Diocesana da CF, formada pelo diácono Edgard Oliveira Batista e os leigos André Phillip Bertoletti, Ana Maria Carvalho, José Antonio Franco, Joelma Aparecida da Silva Monteiro e Cesar Augusto Borgi.
QUARESMA - O tempo da Quaresma propõe conversão e reconciliação com Deus, com a Igreja e com todos os irmãos. É neste tempo oportuno que somos chamados a repensar nossa postura como cristãos e assim nos prepararmos para a Semana Santa e para a Ressurreição do Senhor Jesus. Este é o momento litúrgico mais significativo para os católicos. A caminhada quaresmal começa na Quarta-feira de Cinzas e se encerra na véspera na Quinta-feira da Semana Santa. Este ano, a Semana Santa será celebrada de 25 de março a 1º de abril, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado) e a Ressurreição do Senhor Jesus na Vigília Pascal e no domingo de Páscoa.