Em Foco

Quaresma: tempo de conversão

Março/2017 - Edição 108 - Ano XI

Com a quarta-feira de Cinzas, em 1º de março, iniciamos o tempo da Quaresma. Tempo de conversão, de preparação para vivenciarmos melhor a Semana Santa e o Tríduo Pascal. O momento litúrgico mais significativo para os católicos.

A Quaresma é tempo de jejum, oração, esmola, penitência e conversão. Tempo de reconhecermos que somos pecadores e buscarmos o perdão do Pai por meio do Sacramento da Reconciliação. Para atender a todos que procuram a confissão neste período quaresmal, mutirões serão realizados em todas as paróquias que compõem a diocese. A programação está disponível no site da diocese www.diocesedepiracicaba.org.br.

Este também é o tempo da Campanha da Fraternidade, que neste ano nos convida a refletir sobre o cuidado com a criação, de modo especial com os biomas brasileiros. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), a CF 2017 pode ser considerada como continuidade da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 que trazia o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), com foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. Este ano, a Igreja traz nova-mente a reflexão sobre os cuidados com a nossa “casa comum”, mas com um olhar ampliado à realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram indo além de nossa realidade particular, chegando até os mais distantes biomas brasileiros.

Em nossa diocese, como ocorre todos os anos, foram realizados encontros de formação nas sete regiões pastorais. A formação contou com a participação de mais de 900 agentes de pastorais que agora são multiplica-dores das informações recebidas em suas comunidades.

O Brasil é composto por seis biomas: Amazônia, Pantanal, Caatinga, Pampa, Cerrado e Mata Atlântica. No território da Diocese de Piracicaba pode ser encontrado o Cerrado e a Mata Atlântica.

SEMANA SANTA - No período da Semana Santa, que este ano ocorrerá de 9 a 16 de abril, todas as paróquias e quase-paróquias que compõem a Diocese de Piracicaba realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado da Vigília Pascal). Todos somos convidados a participar da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Acompanhe a programação preparada pela sua comunidade.

Dentro da programação da Semana Santa, acontecerá na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, na quarta-feira da Semana Santa, dia 12 de abril, às 20 horas, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos, pois é nela que são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, e também é confeccionado e consagrado o óleo do Santo Crisma.

A celebração será presidida por Dom Fernando e concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes diocesanos e religiosos, além dos diáconos permanentes e representantes de todas as comunidades paroquiais da diocese. Nessa missa os padres realizam a renovação dos compromissos sacerdotais.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções