Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Banco de Remédios: atenção especial com a saúde de todos

Banco de Remédios: atenção especial com a saúde de todos

Fevereiro/2017 - Edição 107 - Ano XI

Muitas são as citações bíblicas em que Jesus cura os enfermos, restaurando a saúde daquelas pessoas e, consequentemente, a dignidade humana. O Banco de Remédios da Diocese de Piracicaba, criado há 36 anos, tem como objetivo distribuir gratuitamente medicamentos às pessoas mais carentes acometidas por doenças que muitas vezes seriam impedidas de trabalhar ou do convívio social.

A maioria das pessoas que busca o Banco de Remédios é aposentada ou pessoas carentes, como é o caso da dona Marta Bezerra, 64 anos. Com o diagnóstico de artrose e osteoporose e recebendo um salário mínimo de aposentadoria, a moradora do bairro Jupiá foi informada por uma amiga da existência do Banco de Remédios e veio pela primeira vez buscar o medicamento. “Nem todos os medicamentos têm na farmácia da prefeitura e para comprar são caros. Agora que fiquei sabendo desse local vou vir sempre. É uma bênção”, agradece dona Maria.

Com duas unidades na cidade de Piracicaba, uma no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1146 e outra na Paróquia Sagrada Família, na rua Jacinto Roberto Penedo, 160, no bairro Mário Dedini, o Banco de Remédios da diocese atendeu, em 2016, 13.200 pessoas e distribuiu gratuitamente 52.800 medicamentos, com estimativa de gasto de R$ 2,6 milhões em doação.

Atualmente o Banco de Remédios da diocese conta com o trabalho de 25 voluntárias e dois profissionais farmacêuticos, Debora Pedrino e João Rueda Ruiz Neto. São os profissionais que dispensam os medicamentos mediante a apresentação da receita médica e quando o usuário recebe o medicamento a receita é carimbada, com data e a quantidade de remédios doados.

Responsável pela unidade do Banco de Remédios instalada no Centro Diocesano de Pastoral, Debora Pedrino explica que a maior parte dos medicamentos vem de doações de consultórios médicos, empresas farmacêuticas, na forma de amostras grátis e/ ou de particulares na forma de medicamentos sem uso e que não estejam vencidos. Há também campanhas realizadas pela equipe de voluntários e com parceria do poder público e da iniciativa privada. “Quando os medicamentos chegam é feita uma triagem pelas voluntárias para verificar a validade e a integridade dos fármacos e em seguida são agrupados nas prateleiras de acordo com a classe terapêutica em ordem alfabética”, salienta Debora.

Atualmente os medicamentos mais procurados nas duas unidades são cardiovasculares, vasos dilatadores, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos.

SERVIÇO - O Banco de Remédios da Diocese de Piracicaba atende no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1146, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e na Paróquia Sagrada Família, localizada na rua Jacinto Roberto Penedo, 160, no bairro Mário Dedini, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções