Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Jubileu de Ouro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Frades)

Jubileu de Ouro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Frades)

Fevereiro/2017 - Edição 107 - Ano XI

Tendo uma das mais belas matrizes de nossa diocese, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, conhecida como “Igreja dos Frades” celebrou 50 anos de criação em 2 de fevereiro. Ela foi criada em 1967, pelo então bispo diocesano, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, em razão do desmembramento da Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral) e uma parte da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte. O primeiro pároco foi frei Irineu Michelazzo, a quem Dom Aníger deu posse no dia 5 de fevereiro de 1967.

Conhecida como Igreja dos “Frades”, antes de ser elevada à paróquia, a Capela Sagrado Coração Jesus chamava atenção pela sua bela arquitetura. A pedra fundamental para a sua construção foi lançada em 1º de janeiro de 1893. Ela foi inaugurada em 10 de dezembro de 1895, com bênção seguida de missa pontifical celebrada pelo bispo de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde. Em 31 de dezembro de 1945, comemorando 50 anos de inauguração, a igreja foi solenemente consagrada por Dom Ernesto de Paula.

Tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Município de Piracicaba), a Igreja dos Frades impressiona pela decoração exuberante, com pinturas de frei Paulo Maria de Sorocaba e do artista italiano Pedro Gentille. A Via-Sacra é em óleo sobre tela do Irmão Maximiliano Schmalz. Há oito imagens trazidas para o Brasil em 1911, feitas pelo escultor tirolês Franz Tavella. As ima-gens do Sagrado Coração de Jesus e do Calvário foram esculpidas no Brasil pelo artista italiano Giácomo Scopoli e estão no templo desde 1936. O púlpito feito em madeira datado de 1900 que segue o estilo “art-noveau”, assim como os altares laterais elaborados por Antonio Spinelli são outros destaques.

Administrada pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), tendo atualmente como pároco frei Alberto Pegoraro, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus é composta pela Capela Nossa Senhora da Assunção (Colégio Dom Bosco Assunção); o Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe, casa-mãe da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria; o Seminário Seráfico São Fidélis que abriga o Centro Franciscano de Espiritualidade, a Pastoral Vocacional e Missionária e o Postulantado e a Capela São Francisco de Assis. O prédio do Centro Diocesano de Pastoral e a Cúria Diocesana, também se encontram dentro do território paroquial da Igreja dos “Frades”.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções