Vivenciamos no decorrer deste ano o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Proclamado pelo Papa Francisco por meio da Bula Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia), o Ano Santo foi aberto em 8 de dezembro do ano passado - Festa da Imaculada Conceição - e termina no próximo dia 20 de novembro, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.
Durante o Ano Santo os cristãos, não somente os católicos, foram chamados a serem “misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36) e praticarem as obras de misericórdia espirituais e corporais. Neste período, os fiéis também puderam, e ainda podem, obter indulgências. Para isso, são chamados a realizar peregrinações às Portas Santas, abertas em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo bispo de cada diocese ou arquidiocese.
Na Diocese de Piracicaba, sete Portas Santas estão abertas, sendo uma na Sé Catedral Santo Antônio e uma em cada região pastoral. Durante todo o ano peregrinações foram realizadas para as Portas Santas, tanto nas regiões pastorais, como na Sé Catedral, reunindo milhares de fiéis.
A conclusão do Ano da Misericórdia na diocese ocorrerá em dois momentos: nas regiões pastorais e na Sé Catedral. No período de 7 a 13 de novembro deverá ser fechada a Porta Santa na Igreja Jubilar de cada região, com a celebração da santa missa. “A escolha do dia e horário caberá ao coordenador e aos presbíteros de cada região”, explica o coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.
Já o fechamento da Porta Santa na Sé Catedral Santo Antônio ocorrerá em 20 de novembro, às 15h, durante santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason. Para a celebração são convidados todo o clero, religiosos(as), seminaristas e os fiéis de todas as paróquias que compõem a diocese.