Em Foco

Eleições 2016: votar é gesto de consciência

Setembro/2016 - Edição 103 - Ano X

“A política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum”, afirmou o Papa Francisco ao responder uma das perguntas feitas por um dos jovens que estava na Sala Paulo VI, no Vaticano, durante encontro de alunos e ex-alunos dos colégios jesuíta, em junho de 2013. Francisco ainda completou “é um dever, uma obrigação do cristão, envolver-se com a política”.

Em outubro, somos convocados a escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores que vão administrar o município nos próximos quatros anos. As eleições acontecerão no dia 2, em primeiro turno e no dia 30, em segundo turno. A ocasião deve ser o compromisso de cada cidadão em exercer o seu voto com consciência e cidadania.

A CNBB, durante a 54ª Assembleia Geral realizada em abril deste ano, no Santuário Nacional de Aparecida, divulgou mensagem aos bispos do Brasil enfocando as eleições municipais, com o título “Uma mensagem de esperança, ânimo e coragem”. O texto ressalta o papel dos leigos como sujeitos na política e apresenta os critérios que podem ajudar os brasileiros a escolher seus prefeitos e vereadores nas próximas eleições.

“Para escolher e votar bem é imprescindível conhecer, além dos programas dos partidos, os candidatos e sua proposta de trabalho, sabendo distinguir claramente as funções para as quais se candidatam. Dos prefeitos, no poder executivo, espera-se conduta ética nas ações públicas. Dos legisladores, os vereadores, requer-se uma ação correta de fiscalização e legislação que não passe por uma simples presença na bancada de sustentação ou de oposição ao executivo”, diz o texto.

Se quisermos transformar o Brasil, comecemos por trans-formar os municípios. As eleições que se aproximam são um dos caminhos para esta transformação. Leia a íntegra da mensagem da CNBB sobre as eleições no site da Diocese de Piracicaba diocesedepiracicaba.org.br

 

Os 10 mandamentos do eleitor

1- Não deixe de votar
2- Não vote contrariando sua opinião
3- Não venda seu voto nem o troque por favores
4- Não vote para contentar amigos ou parentes
5- Não vote sem conhecer o programa do candidato ou do partido dele
6- Não vote sem conhecer o passado do candidato
7- Não vote sem conhecer o caráter do candidato
8- Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto
9- Não anule seu voto
10- Não vote em branco

Fonte: www.leitoreseeleitores.com.br

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções