Com o objetivo de trazer novas oportunidades de aprendizado e integração entre os moradores de Ártemis, a Paróquia São João Batista realiza desde o início deste ano o projeto social “Casa de João”. Criado pelo pároco padre José Ailton Figueiredo, o projeto tem quatro focos: esporte, cultura, beleza e saúde.
Os moradores têm oportunidade de participar de aulas de viola caipira, violão, coral infantil, jiu-jitsu (masculino e feminino), muay thai (feminino) e pilates (feminino). Também há no local curso de cabeleireiro e manicure, uma fábrica de fraldas geriátricas, grupo de escoteiros, encontro de psicologia para mulheres e atendimento com fisioterapeuta.
Padre José Ailton lembra que Ártemis é um bairro distante do centro de Piracicaba e muitas pessoas não têm como ir até a cidade para realizar cursos. O projeto dá oportunidade aos moradores, principalmente para os mais carentes. “O projeto é voltado a toda comunidade independente da religião que professa”, salienta o sacerdote.
Ainda segundo padre José Ailton, atualmente aproximadamente 300 pessoas participam do projeto e todos os profissionais que ministram aulas e encontros são voluntários.
Após atuar mais de 30 anos na área de saúde, a aposentada Maria Moniz de Oliveira é uma das voluntárias na fabricação de fraldas geriátricas. Ao todo, são 20 pessoas que as segundas, terças e quintas-feiras vão até a Casa de João e juntas fabricam em média 1.000 fraldas por mês. A produção é colocada em pacotes e distribuída gratuitamente aos necessitados da comunidade. “É uma satisfação imensa ajudar o próximo”, enfatiza Maria.
“A Casa de João é de todos e está sempre de portas abertas”, convida padre José Ailton.
Segunda-feira – 19h30
- Escola de viola caipira
- Escola de violão
- Fábrica de fraldas geriátricas
- Jiu-jitsu
Terça-feira – 16h
- Pilates e fisioterapia
Terça e Quinta-feira – 19h30
- Caminhada para jovens e adultos
Quarta-feira – 17h
- Jiu-jitsu e muay thai (feminino)
Quinta-feira – 14h
- Escola profissionalizante de cabeleireiro
Sábado – 8h
- Coral infantil
- Psicologia para mulheres
Sábado – 14h
- Grupo de escoteiros