Em Foco

Residência Episcopal e o legado diocesano

Maio/2016 - Edição 99 - Ano X

A Diocese de Piracicaba celebrou, recentemente, 70 anos de criação. Foram anos de muitas conquistas e muito trabalho. Mas é importante perguntarmos: Quem é ou o que é a Diocese? A Diocese somos todos nós!

Por algum tempo pertencemos à Arquidiocese de São Paulo e depois à Arquidiocese de Campinas. Há muitos membros de nossa Igreja que se recordam do tempo que fazíamos parte de Campinas. Como não lembrar de nosso querido monsenhor José Nardin (in memorian), que foi padre da Arquidiocese de Campinas e depois, em 1944, com a criação da Diocese de Piracicaba, passou a pertencer a nossa diocese.

Mas, voltemos à pergunta: Quem é ou o que é a Diocese? O Direito Canônico diz: “A Diocese é a porção do Povo de Deus reunida em torno do seu pastor”. Este Povo de Deus tem uma organização, tem suas estruturas, que de tempos em tempos precisam ser renovadas ou criadas. Assim como toda paróquia tem suas estruturas para a realização do processo de evangelização, a diocese também precisa ter.

Na nossa Diocese, ao longo desses 70 anos, cada bispo deu sua contribuição, às vezes compreendido, às vezes não. Somente o tempo pode julgar o legado de cada um. E olhando para trás podemos ver e dizer do bom trabalho que nossos bispos, com a colaboração do clero e de todo o povo fiel, realizaram ao longo dessas sete décadas.

Com a chegada, em 2005, de Dom Fernando Mason à Diocese, iniciou-se um novo processo de renovação de suas estruturas. Mas, quem é que gosta de construir e fazer reformas? Contudo, essa renovação era necessária; ou fazemos ou deixamos nossas estruturas antiquadas, sem condições de uso adequado para evangelização.

Nesse processo de renovação, em primeiro lugar, foi construído o Seminário Diocesano em Campinas. Espaço projetado com toda infraestrutura necessária para os estudos dos seminaristas durante o período de formação filosófica e teológica. Em seguida, reformulou-se as instalações do Seminário Propedêutico, do bairro Nova Suíça, em Piracicaba.

No segundo momento, se fez necessário reformar e restaurar o antigo prédio do Lar Franciscano (tombado pelo Codepac). O local abriga atualmente a Cúria Diocesana (administração), o Centro Diocesano de Pastoral com toda a estrutura necessária para formações e cursos das mais diversas pastorais e movimentos da Igreja, a Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade) com suas UPS’s (Unidades Prestadoras de Serviços), a Escola Diocesana de Teologia para Leigos, com cinco amplas salas de aulas, devidamente equipadas e, em um futuro próximo, abrigará a biblioteca e o museu diocesano.

Em um terreno de mais de 11 mil metros quadrados, sendo 6.800 de área construída, o Centro Diocesano de Pastoral é um local onde todo o povo de Deus pode e deve conhecer, pois a ele pertence. Este espaço foi reformado com sua ajuda mensal, por meio do seu dízimo, de suas ofertas e de doações, sempre muito generosas.

Agora, a Diocese tem como missão construir a nova residência para o bispo titular. A casa será construída em três terrenos localizados no condomínio São Luís, em Piracicaba. A casa terá três quartos com banheiros, e demais dependências necessárias para uma residência episcopal (não um Palácio), com sala de reuniões, escritório, capela, sala de jantar, cozinha e sala de visitas. Ao lado desta residência, será construída uma dependência, destinada ao bispo emérito, com dois quartos com seus respectivos banheiros, sala e uma pequena cozinha. A residência episcopal é o lugar onde o bispo recebe e atende os padres, os fiéis e outras autoridades, às vezes individualmente, outras vezes em grupos. No terreno, há também a previsão de eventualmente construir uma casa para pessoas que irão cuidar do bispo titular e do bispo emérito.

Assim como cada paróquia necessita ter a casa paroquial para acolher seu pároco, também a diocese precisa ter uma casa para acolher seu bispo. Tal construção será a última etapa de obras realizadas por Dom Fernando que desde que chegou à diocese, tem se preocupado também com a parte estrutural e física de nossa Igreja Particular.

A casa será construída com contribuições de todas as paróquias diocesanas que foram divididas em quatro níveis, segundo suas possibilidades. Tendo o cuidado para que suas receitas ordinárias não sejam afetadas, optou-se em realizar uma “Ação Entre Amigos”, cujo números serão oferecidos às paróquias para repor o valor pedido em colaboração. Ao adquirir um número o fiel estará contribuindo e concorrendo a um carro popular zero quilômetro.

Contamos com a boa vontade de todos. Vamos cuidar para que nossa Diocese esteja com suas estruturas adequadas para o futuro. Em 70 anos foram cinco bispos, outros tantos virão. E a nossa Igreja, porção do Povo de Deus, estará sempre se renovando com nosso apoio, pois a Diocese somos todos nós.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções