Em Foco

Quaresma: Tempo de Misericórdia

Fevereiro-Março/2016 Edição 97 - Ano X

Estamos vivendo mais um Tempo de Quaresma em nossa Igreja e em nossas vidas. Quaresma é tempo de jejum, oração, penitência e conversão. Também é neste tempo que somos chamados a renunciar ao pecado individual e combater o pecado social. Tempo de Misericórdia conosco e principalmente com o próximo.

Todos os anos, desde 1964, a Igreja Católica no Brasil, motivada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), por meio da Campanha da Fraternidade, nos ajuda a vivermos melhor este tempo de conversão.

Em 2016, a CF tem um diferencial, ela é ecumênica. Realizada pela CNBB e pelo Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), a Campanha da Fraternidade Ecumênica traz como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema bíblico apoiado em Amós 5, 24, que diz “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, tendo como foco o saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

O Texto-Base da CFE 2016 traz como objetivo geral “Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”. Neste sentido, e como ocorre todos os anos, a Diocese de Piracicaba promoveu, no mês de janeiro, encontros de formação nas sete regiões pastorais que compõem a diocese. Ao todo, 750 agentes de pastorais das paróquias conheceram a realidade de nossa diocese no que diz respeito ao saneamento básico e serão multiplicadores em suas comunidades.

Os encontros foram coordenados pela Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade formada pelos diáconos Edgard Oliveira Batista e Odélcio Calligaris G. da Costa e os leigos Jairo Brunini, Domingo Nunes e Cesar Borgi.

CONFISSÕES: Estamos vivendo o Ano Jubilar da Misericórdia e a Quaresma. É especialmente neste tempo que somos chamados a nos preocuparmos de uma maneira especial com a salvação da alma. Este é o tempo oportuno para o Sacramento da Re-conciliação. Nas paróquias que compõem a diocese acontecerão confissões durante o período quaresmal. Também em cada Região Pastoral há uma Porta Santa da Misericórdia. Procure saber sobre as confissões e a programação da Porta Santa na sua região pastoral na secretaria de sua paróquia.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções