Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9)

“Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9)

Dezembro/2015 Edição 96 - Ano X

Daqui a poucos dias a misericórdia se fará humano e virá morar no meio de nós. E, é neste tempo que também iniciamos o Ano Extraordinário da Misericórdia. Toda a Igreja é chamada pelo Papa Francisco, por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia), a viver plenamente este momento santo de reconciliação com Deus e com o próximo.

Neste ano da Graça, o Sumo Pontífice abriu no 3º Domingo do Advento, 13 de dezembro, a Porta Santa da Catedral de Roma, a Basílica São João de Latrão. Foi a terceira Porta Santa aberta por Francisco neste Jubileu: a primeira foi em Bangui, capital da República Centro Africana, em 29 de novembro e a segunda na Basílica de São Pedro, em 8 de dezembro, abrindo oficialmente o Ano Santo da Misericórdia.

Também no dia 13, pela primeira vez na história, as Portas Santas foram abertas em todas as Catedrais do mundo. O gesto foi um pedido do Papa Francisco que quer que todas as pessoas tenham a oportunidade e a possibilidade de peregrinar até uma “Porta da Misericórdia” e, seguindo as orientações da Igreja, possam receber as indulgências previstas para o Ano Santo Extraordinário. “Abrimos a Porta Santa, em Roma e em todas as catedrais do mundo. Este simples sinal é um convite à alegria. Inicia o tempo do grande perdão. É o Jubileu da Misericórdia. É o momento para redescobrir a presença de Deus e a sua ternura de Pai. Deus não ama a rigidez. Ele é Pai, é terno. Faz tudo com a ternura de Pai”, disse o Pontífice.

Na Diocese de Piracicaba, a abertura da Porta Santa na Catedral Santo Antônio, ocorreu também no 3º Domingo do Advento. Mais de 1.500 fiéis que vieram das 68 paróquias, dos 15 municípios, lotaram a Catedral.

Presidida por Dom Fernando Mason e concelebrada por todo o clero diocesano, a celebração rica em simbolismo emocionou a todos, especialmente no momento da abertura da Porta Santa, quando o bispo proferiu o Salmo 118 “Esta é a porta do Senhor. Abri-me as portas da justiça. Por vossa grande misericórdia entrarei em vossa casa, Senhor”.

Na homilia, Dom Fernando ressaltou que a misericórdia tem um nome, Jesus Cristo, que se fez visível no meio de nós para mostrar toda a misericórdia do Pai para com sua criação. “Somos míseros, mas temos um Deus que é bondoso e tem misericórdia por cada um de nós”. O bispo lembrou ainda que todos nós que passamos ou ainda vamos passar pela Porta Santa, seja na Catedral ou nas matrizes localizadas nas Regiões Pastorais, devemos nos esforçar para sermos misericordiosos como o Pai, que é todo misericordioso.

Em nossa Igreja Particular, Portas Santas ficarão abertas durante o ano de 2016 em todas as regiões pastorais. Participe deste Ano da Graça do Senhor e viva a Misericórdia do Pai em plenitude.


Porta Santa nas Regiões Pastorais


Portas Santas foram abertas também em cada Região Pastoral, a partir do quarto Domingo do Advento. Enquanto na Catedral Santo Antônio a celebração do Ano Santo perdurará por todo ano de 2016, em nível de Região Pastoral a celebração se concentrará no primeiro semestre, em dois momentos: na valorização das confissões comunitárias ao longo da quaresma, e na realização de uma peregrinação de cada paróquia até à Igreja Jubilar da Região Pastoral. Veja onde está Porta Santa em sua Região Pastoral:


Capivari – Paróquia São João Batista
“O Papa Francisco nos lembra que a porta deve proteger, mas não rejeitar. Por isso, abrir a porta é também um gesto de acolhimento, que começa com a disposição de ter a coragem de ver se do lado de fora há alguém que espera e, talvez, não tenha a coragem ou força de bater para entrar. Abrir a “Porta da Misericórdia” é um gesto externo que revela o Amor do Pai que em sua Misericórdia acolhe a todos”.
(Pe. Adalton Roberto Demarchi, coordenador da Região Pastoral Capivari)


São Pedro – Paróquia São Pedro
“Somos convidados neste Ano da Misericórdia a fazermos uma profunda experiência do amor e da bondade de Deus. Viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usado de misericórdia para conosco. A misericórdia é apresentada como a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão”.
(Pe. Antônio Carlos Ferreira do Prado, coordenador da Região Pastoral São Pedro)


Rio Claro – Paróquia São João Batista
“Sede misericordiosos como o Pai...,e ser-te-á firme. A luz do Ressuscitado brilhará em teus caminhos para sempre”.
(Pe. José Alves de Faria (pe. Pedroso), coordenador da Região Pastoral Rio Claro)


Piracicaba 1 – Catedral Santo Antônio
“No coração da Igreja mãe, a Catedral Santo Antônio, Deus em seu Filho Jesus nos concederá suas graças e sua misericórdia. Venham todos... E sejamos misericordiosos como é misericordioso o nosso Pai que está no céu”.
(Pe. Marcelo Sales, coordenador da Região Pastoral Piracicaba 1)


Piracicaba 2 – Paróquia Imac. Cor. de Maria
“Misericórdia é o jeito de Deus amar a Humanidade; jeito da Humanidade consolidar o Amor de Deus. Exercício contínuo do projeto salvífico de Jesus Cristo”.
(Pe. João Quaresma, coordenador da Região Pastoral Piracicaba 2)


Piracicaba 3 – Santuário Nossa Senhora dos Prazeres
“Celebrar o Jubileu da Misericórdia, é testemunhar juntos,a Misericórdia de Cristo sobre todos nós. Graça e Paz do Senhor Jesus!”
(Pe. Ademilson Lopes da Silva - coordenador da Região Pastoral Piracicaba 3)


Santa Bárbara – Paróquia Santa Bárbara
Viver esse Ano da Misericórdia será uma oportunidade de se encontrar com o Cristo que sempre está de braços e coração abertos para nos acolher. Será um momento rico de esperança, perdão e vida nova. Seja bem-vindo Ano de graça, de amor e de misericórdia”.
(Pe. João Carlos da Cunha - coordenador da Região Pastoral Santa Bárbara)

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções