“Seja feita a vossa vontade” (Mt 6,10). Este versículo tirado do sermão da montanha, onde Jesus ensina a oração do “Pai Nosso” é o lema da ordenação diaconal do seminarista Danilo Rúbia Soares. A missa solene de ordenação presidida por Dom Fernando Mason será em 7 de fevereiro de 2016, às 15h, na Paróquia Sagrada Família, em Piracicaba.
Piracicabano e filho mais velho do casal Manoel dos Santos Soares e Ana Maria Rubia Soares, Danilo tem três irmãos: Carla, Tiago e Fernando. Ele conta que até a adolescência não frequentava celebrações, pois seus pais não eram de ir à Igreja. Contudo, conheceu a “Palavra de Deus” já na infância, através da avó Maria Antônia, que pedia a ele para ler a Bíblia. “Minha avó, apesar de ser analfabeta, conhecia muito a bíblia e eu ficava encantado com suas explicações da Palavra”.
Danilo conta que apesar de ter iniciado a catequese no início da adolescência na Paróquia São José, não chegou fazer a primeira comunhão, pois à época a família se mudou para o bairro Mário Dedini, onde não quis continuar a catequese. Depois de um período distante da Igreja, em 2001 conheceu alguns jovens e começou a frequentar a Paróquia Sagrada Família, onde continuou a caminhada e fez a descoberta vocacional. “Foi quando aos 19 anos, em 2005, fiz a Primeira Comunhão e também o sacramento da Crisma pelas mãos de Dom Eduardo”, lembra.
Segundo ele, após um período de discernimento, terminou um namoro de três anos, iniciou um período de experiência vocacional, e em 2008 ingressou no Seminário Diocesano Propedêutico da Nova Suíça. No ano seguinte ingressou no Seminário Diocesano, em Campinas. Fez Filosofia de 2009 a 2011 e Teologia de 2012 a 2015, na PUC (Pontifícia Universidade Católica) em Campinas. “O seminário me ajudou muito para que eu possa servir o povo de Deus. Sei que tenho ainda muito a crescer, seja espiritualmente ou pastoralmente, mas agora, sei que esse passo de crescimento deve ser dado junto da comunidade”.