“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”(Mc 16,15). Impulsionados pelo envio missionário de Jesus Cristo, a nossa Igreja Particular, se reúne em Assembleia Diocesana, no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 8h, no Salão da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, com o objetivo de aprovar o documento que estabelece as ações do VII Plano de Pastoral. A Assembleia deverá contar com a participação do todo o clero e de representantes dos conselhos pastorais das 68 paróquias que compõem a diocese.
Para chegar até este momento fo-ram várias etapas. No início do ano, o bispo diocesano Dom Fernando Mason constituiu uma comissão executiva formada pelos padres Eugênio Pessato, Paulo Roberto Saraiva de Brito, Ronaldo Francisco Aguarelli e Marcelo Sales, juntamente com o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Aparecido Barbosa, sob a presidência do bispo, estudaram os documentos da Igreja e elaboraram o Instrumentum Laboris.
O Instrumentum Laboris teve como referência o Documento 100 da CNBB “Comunidades de Comunidades: uma nova paróquia” e o Documento 102 “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019” (DGAE 2015-2019), além das análises das ações desenvolvidas na diocese a partir do VI Plano de Pastoral.
Após a elaboração, o documento foi enviado às paróquias, onde cada pároco, juntamente com os conselhos pastorais paroquiais, tiveram um momento de estudo, avaliação e sugestão de emendas. “As sugestões enviadas foram analisadas pela comissão executiva e muitas delas foram anexadas ao documento que será apreciado e votado na Assembleia Diocesana”, ressalta o coordenador diocesano de Pastoral, padre Aparecido Barbosa.
Após aprovação, o VII Plano Diocesano de Pastoral será desenvolvido na diocese de 2016 a 2019.