O Setor Juventude da Diocese de Piracicaba promoveu no domingo, 18 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O encontro reuniu aproximadamente 3 mil jovens que vieram das 68 paróquias dos 15 municípios que compõem a diocese.
A concentração começou às 8h, na Praça da Paróquia Imaculada Conceição. O encontro foi aberto com oração pelo animador diocesano do Setor Juventude, padre José Geraldo Campos Penido. Durante todo o dia, uma programação especial foi realizada para a juventude que tomou conta do espaço. Atividades esportivas, apresentações de bandas católicas e peças teatrais atraíram o olhar dos jovens no palco montado em frente à matriz Imaculada Conceição. Nas dependências da matriz, os jovens realizavam a adoração ao Santíssimo Sacramento. Já, no espaço catequético, foram realizadas apresentações teatrais.
Todas as atividades tiveram como foco o lema do DNJ 2015 “Juventude construindo uma nova sociedade”, e o tema inspirado em Lucas 22,27 “Estou no meio de vós como aquele que serve”. Completando 30 anos em 2015, o DNJ é uma ação promovida pela CNBB e visa motivar a juventude a participar ativamente da vida da Igreja e da Sociedade.
O auge do DNJ ocorreu à tarde, com a Caminhada da Juventude. O trajeto começou em frente à Igreja Imaculada Conceição, na Vila Rezende, passou pela Ponte Irmãos Rebouças (Mirante), pelas ruas do Rosário e Prudente de Moraes, pela Praça José Bonifácio e chegou à Catedral Santo Antônio, onde foi celebrada missa de encerramento. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral, monsenhor Agnaldo Rogério dos Santos e concelebrada pelos padres Paulo Sérgio Carlos, Claudemir da Silva e José Geraldo Campos Penido.
Para padre José Geraldo, o DNJ diocesano foi um momento de graça e união da juventude da nossa Igreja Particular, que participou ativamente do evento. “Foi uma grande manifestação da juventude, que louvou e agradeceu a Deus por este dia especial. Parabéns a todos os jovens que tiveram iniciativa de ter um domingo diferente na presença do Senhor”, salientou o sacerdote.
Para o jovem Adriano Ribeiro dos Santos, da Paróquia Espírito Santo, de Rio Claro e integrante do Grupo de Jovens “Vivendo em Cristo”, o DNJ é momento do jovem encontrar o rosto de Cristo no próprio jovem. “O DNJ é encontro, é resgaste, é alegria de louvar Jesus Cristo que deu sua vida por nós”.
A edição do DNJ 2016 acontecerá em Rio Claro, em 16 de outubro. O local ainda será definido pelo Setor Juventude Diocesano e pelos presbíteros da Região Pastoral Rio Claro.