Em Foco

Ide, pregai o Evangelho

Junho / 2023 – Edição 153 – Ano XVII

"A Nova Evangelização não pode supor o conhecimento de Jesus, ela deve promover o encontro com Jesus, daí a proposta de um Ano Missionário."

A pregação do Evangelho é um compromisso que nasce do encontro pessoal com Jesus. Depois da experiência do encontro, os discípulos foram enviados a todas as partes do mundo. A pregação é uma tarefa difícil e os discípulos vão sentir isso rapidamente. Nos  Atos dos Apóstolos, podemos encontrar as primeiras dificuldades das comunidades cristãs, incompreensão, rejeição e perseguição. No seguimento de Jesus, os discípulos e as comunidades passaram por provações semelhantes. Nos dias atuais não é diferente.

Quando falamos da expressão da fé católica, nos diferentes ambientes sociais atuais e considerando o lugar onde vivemos, tudo parece tranquilo. Temos algumas dificuldades, algumas resistências, mas poucos impedimentos reais para vivermos a nossa fé. Talvez alguns ambientes sejam mais controlados que outros, mas em geral é possível dizer que somos cristãos católicos. Outra questão é que, por causa de todo o contexto histórico-cultural, damos por suposto que todas as pessoas conhecem Jesus.

Supor a evangelização e o conhecimento de Jesus é  um grande engano. A Nova Evangelização não pode supor o conhecimento de Jesus, ela deve promover o encontro com Jesus, daí a proposta de um Ano Missionário.  Em primeiro lugar, as nossas comunidades católicas precisam rever a sua caminhada até aqui. Precisam saber se estão seguras e firmes no ensinamento e no testemunho da Palavra do Senhor. Precisam também rever a sua capacidade de acolher quem chega e suas necessidades.

Em segundo lugar, os discípulos de Jesus precisam redescobrir a sua identidade missionária. Os batizados são incorporados ao corpo místico de Cristo, que é a Igreja e portanto, participam da missão de evangelizar. Os cristãos não evangelizam apenas com palavras, mas principalmente pelo testemunho. A maneira como vivem, no trabalho, na escola, nos momentos de lazer, quando sofrem por alguma doença ou coisas semelhantes. Toda ocasião pode ser acontecimento evangelizador.

A caminho da celebração dos 80 anos da nossa Diocese, queremos agradecer pelo trabalho de tantos irmãos, que antes de nós já testemunharam a sua fé. Mas não podemos supor que esse belo testemunho tenha alcançado todos os recantos da  nossa Diocese. Precisamos assumir a responsabilidade que cabe a nós e testemunhar a alegria do Evangelho, a partir das nossas comunidades. Impulsionados pelo Espírito, vamos sair para conduzir outros irmãos ao encontro com Cristo.

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções