Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Diocesanos deram exemplo de amor a Deus e ao próximo

Diocesanos deram exemplo de amor a Deus e ao próximo

Setembro / 2022 – Edição 152 – Ano XVI

Igrejas são muito mais do que locais onde pessoas se reúnem para manifestar a fé. Atos concretos decorrentes de uma religiosidade saudável e da verdadeira caridade podem fazer a diferença para milhares de pessoas, moradores de rua, de comunidades e famílias carentes de uma cidade. Nos momentos mais difíceis da pandemia que afetou a vida de muitos, com o desemprego, a fome e tantas outras adversidades, os fiéis católicos da Diocese de Piracicaba deram verdadeiros exemplos de amor a Deus e ao próximo.

Foram inúmeras iniciativas desenvolvidas, em 2021 e que continuam em 2022, com o apoio da Cúria Diocesana, também pelas pastorais e paróquias ou por inúmeros grupos parceiros, sempre com grande adesão do Povo de Deus, seguindo uma tradição diocesana de promover a caridade e ajuda aos mais necessitados. 

Quando celebrou a Páscoa pela primeira vez como bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, fez um convite aos fiéis das paróquias de todas as 15 cidades do território diocesano para que doassem, como um gesto concreto e fruto da caminhada quaresmal de 2021, alimentos para as pessoas mais necessitadas. 

Iniciava-se, então, mais um ciclo de boas obras dos católicos. E quando muitas portas estavam fechadas pela pandemia, as igrejas permaneceram abertas para recebimento de mantimentos a serem distribuídos aos mais pobres. 

Entrega de Cesta na Comunidade Renascer, em Piracicaba Quando muitos se recolheram pelo medo da covid-19, tantos outros, por amor a Deus e ao próximo, saíram às ruas e foram ao encontro dos que mais precisavam.

AÇÕES EMERGENCIAIS

Após a campanha da Páscoa de 2021, que ocorreu em abril, as ações continuaram. Somente no mês de junho, por exemplo, ao menos 9 toneladas de alimentos e cerca de 1.400 agasalhos e cobertores foram doados por fiéis nas paróquias da Diocese para serem distribuídos a famílias de baixa renda na região.

Muitas doações ocorreram logo no início daquele mês, no Corpus Christi (3 de junho), feriado religioso que foi alterado em alguns municípios devido à pandemia, afetando também as celebrações, apesar de cultos presenciais estarem liberados. Na ocasião, Dom Devair orientou os padres para que as solenidades ocorressem de forma a evitar aglomerações, mas que também se realizassem coletas de donativos para os pobres. 

Já no final de julho, uma forte onda de frio atingiu a região. E cerca de 5 mil pessoas puderam contar com os agasalhos, cobertores, toalhas de banho e outras peças de roupas que foram arrecadadas na Cúria Diocesana de Piracicaba, segundo a coordenadora do projeto social Exército de Formiguinhas, Débora Ferraz. 

A arrecadação fez parte da campanha emergencial reali da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads) e o Fundo Social de Solidariedade (Fussp). A sede da Cúria foi oferecida para ser um dos pontos de coleta da campanha, atraindo a colaboração de muitos católicos também.

Com participação da Pastoral Social e instituições parceiras, estão acontecendo também mutirões oftalmológicos com objetivo de melhorar a qualidade de vida e o desempenho nos estudos de crianças e adolescentes de regiões carentes. Muitos outros projetos vão acontecer nos próximos meses, destaca o coordenador diocesano da Pastoral Social, padre Claudemir Aparecido da Rocha,  que assina artigo sobre o tema nas páginas desta edição especial do Em Foco.

AÇÕES PERMANENTES

Além dessas ações pontuais e “emergenciais”, que seguem ocorrendo, existem outras incontáveis ações permanentes na Diocese de Piracicaba, realizadas por fiéis, “gente de Igreja trabalhando pelo próximo”, como descreve o bispo.

São os trabalhos como os desenvolvidos pela Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), com milhares de famílias assistidas desde as necessidades mais básicas e diariamente em municípios das regiões de Piracicaba e Rio Claro.

Há ainda o exemplo da Pia União de Santo Antônio, uma irmandade caritativa da Catedral de Piracicaba, que nasceu das obras de caridade de um grupo de devotas do Padroeiro, em 1945, junto às comunidades carentes de Piracicaba. 

O grupo colocava diariamente na porta das casas pão e leite para o consumo do dia. Mais tarde esse grupo ficou conhecido como “Pão dos Pobres” e depois passou a se chamar Pia União de Santo Antônio. Atualmente, entre as pessoas assistidas pela entidade estão famílias carentes portadoras de problemas emocionais, físicos, econômicos e sociais, pessoas com doenças crônicas ou contagiosas, deficientes e idosos com baixa ou nenhuma renda. 

Outro exemplo é o serviço prestado pelas Novas Comunidades, como a Aliança de Misericórdia, uma associação privada de fiéis que mantém dois locais de acolhida na Diocese: o sítio Cordeiro Imolado, em Piracicaba, e a casa de triagem Maria Mãe dos Pobres, em Rio das Pedras. Os projetos atendem pessoas carentes, em situação de rua  ou dependência química.

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções